Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

qualificação

Programa Mulheres Mil qualifica 27 costureiras em Pau dos Ferros

Momento foi marcado por Solenidade de Certificação das concluintes do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC)

Publicada em 02/12/2019 Atualizada há 12 meses

Ao final da certificação, as costureiras posam para foto com os convidados e homenageados. Foto: Jalon Medeiros.

“Mais que uma oportunidade de qualificação profissional, esse curso nos abriu uma janela de aprendizado para a vida”, foi o que disse a nova costureira formada pelo Programa Mulheres Mil do IFRN, Adriana Laiane Costa. A tarde da última quinta-feira, 28, foi marcada pela Solenidade de Certificação das concluintes do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) - “Costureira: tecendo representatividade e acolhendo identidades”. Após cumprirem um curso de 200 horas com módulos teóricos e práticos, o Campus Pau dos Ferros/IFRN certificou 27 costureiras da cidade e região.

Estiveram presentes à mesa: a diretora geral do Campus, Professora Antonia Silva; o coordenador de extensão, Júnior Sales; a coordenadora do curso, professora Natiéli Piovesan e o cerimonialista da turma, professor Francisco Carlos. Além disso, representantes das Prefeituras de Pau dos Ferros, Eliésse Queiroz (Secretária de Educação) e de José da Penha, Jácome Brito (vice-prefeito), também prestigiaram o evento junto às demais autoridades da mesa.

Homenagens

Na ocasião, o cerimonialista e professor de Sociologia, Francisco Carlos de Lucena, destacou a importância da superação e do empoderamento feminino, tal como vencer barreiras econômicas, sociais, e desigualdade de raça e de gênero. "Estarem aqui e terem concluído o curso significa dizer que vocês superaram uma série de dificuldades que extrapolam o espaço escolar. Vocês são mulheres que lutam e que se afirmam como sujeitos de direito”, disse. A coordenadora e professora do curso, Natiéli Piovesan, também escolhida como madrinha da turma, ressaltou a luta das estudantes e, agora, novas costureiras: “o que vocês alcançaram é apenas o início de uma pequena parte do que vocês ainda podem conquistar com talento, força de vontade e persistência - as mesmas qualidades que trouxeram vocês até aqui. Parabéns!”.

A diretora geral do Campus, professora Antonia Francimar, parabenizou as mulheres pela conclusão do curso e reforçou a importância do Programa Mulheres Mil. “Estamos conseguindo formar no mínimo 30 mulheres a cada ano porque trabalhamos com uma metodologia diferenciada que possibilita essa acolhida. O fato de vocês estarem aqui é ir além de concluir um curso de corte e costura; é possibilitar a inclusão de vocês em uma profissão e novos horizontes. Desejo sucesso e boa sorte a cada uma", concluiu. 

Para o vice-prefeito de José da Penha, João Jácome Júnior, o IFRN "é um agente de qualificação na região". Ainda na oportunidade, parabenizou as costureiras e reforçou o interesse da prefeitura com a Instituição para manutenção da oferta de cursos de qualificação. Dentro das homenagens, a costureira formada pelo Programa, Maria Idelânia, recitou uma poesia onde agradece ao Instituto:

“Encerro os meus versinhos
com um muito obrigado
ao IFRN por esta oportunidade
A todos os professores
Fica nosso forte abraço
Esperamos que um dia
Possamos nos reencontrar
Aqui no IFRN ou mesmo
Em outro lugar”.

Maria Idelânia


Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas