Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Processo seletivo

Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional abre processo seletivo para Mestrado e Doutorado Acadêmico 2022

Inscrições deverão ser realizadas no período de 27 de dezembro de 2021 a 20 de janeiro de 2022

Publicada em 20/12/2021 Atualizada há 12 meses

O processo seletivo é constituído de duas etapas, sendo elas de caráter eliminatório.

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (PPGEP/IFRN), divulgou, nesta segunda-feira, 20 de dezembro de 2021, o Edital nº 07/2021-PPGEP/IFRN do processo seletivo para ingresso nos cursos de Mestrado e de Doutorado Acadêmicos em Educação Profissional, no primeiro semestre letivo de 2022.

São oferecidas 30 vagas para os cursos de Mestrado e de Doutorado, distribuídas nas três linhas de pesquisa do Programa: Políticas e Práxis em Educação Profissional; Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Profissional; e História, Historiografia e Memória da Educação Profissional.

Inscrições

As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no Portal do Candidato, por meio do sítio do Sistema Gestor de Concursos (SGC) do IFRN, a partir das 14h do dia 27 de dezembro de 2021 até as 17h do dia 20 de janeiro de 2022. Para se cadastrar no Portal do Candidato, é obrigatório que o candidato possua conta de e-mail ativa, a qual é imprescindível para a ativação do seu cadastro e para o resgate de senha de acesso.

Para se inscrever no processo seletivo para o Curso de Mestrado do PPGEP/IFRN o candidato deve apresentar diploma de curso de graduação ou equivalente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC); para graduação obtida em instituição estrangeira, é imprescindível ser revalidado oficialmente por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC.

Para se inscrever no processo seletivo para o Curso de Doutorado, o candidato deve apresentar diploma de mestrado (acadêmico ou profissional) reconhecido pela Capes e/ou equivalente nos termos da lei; para título obtido em instituição estrangeira, é imprescindível ser revalidado oficialmente por Instituição de Ensino Superior reconhecida pelo MEC; e comprovação de pelo menos uma publicação de trabalho acadêmico nos últimos quatro) anos.

Processo seletivo

A seleção será coordenada por uma Comissão de Seleção, nomeada por Portaria do Diretor-Geral do Campus Natal-Central do IFRN, constituída por membros do PPGEP e/ou de outros Programas de Pós-Graduação stricto sensu, bem como servidores dos campi do IFRN.

O preenchimento das vagas, por linha de pesquisa, em cada curso, será por meio de processo eliminatório e classificatório. O processo seletivo é constituído de duas etapas: prova escrita (Etapa 1) e a análise e defesa do projeto (Etapa 2), sendo elas de caráter eliminatório, com nota variando de 0 a 100 pontos, sendo 70 (setenta) pontos a nota mínima de aprovação para cada uma das etapas, conforme especificadas no Edital.

Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional - PPGEP

O Programa de Pós-graduação em Educação Profissional (PPGEP) do IFRN visa dar continuidade à formação científica de profissionais de nível superior provenientes de diversas áreas do conhecimento, capacitando-os para a docência e para a pesquisa na área da Educação Profissional. Esse programa está norteado pelos seguintes princípios formativos:

a) trabalho, ciência, tecnologia e cultura como dimensões indissociáveis da formação humana;
b) trabalho como princípio educativo;
c) realidade como uma totalidade, síntese de múltiplas relações;
d) homens e mulheres como seres histórico-sociais capazes de transformar-se e à realidade;
e) relação teoria e prática na perspectiva da práxis.

Como objetivo geral, o Programa busca contribuir para a elevação da qualidade social da educação profissional, considerando as suas inter-relações com a educação básica, em espaços escolares e não escolares, por meio da produção do conhecimento do campo de estudo das políticas, da formação docente e das práticas pedagógicas em Educação Profissional.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: selecao.ppgep@ifrn.edu.br.

Acesse:

Página do Edital 

Edital nº 07/2021-PPGEP/IFRN

Portal do PPGEP/IFRN

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas