INCT

Professores do IFRN compõem Instituto Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação

Iniciativa abrange projetos de pesquisa de alto impacto científico

Publicada por Habyner Lima em 16/05/2024 Atualizada há 1 mês, 2 semanas

Quatro professores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) foram convidados para compor o Instituto Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (INCT) de "Redes de Comunicação e Internet das Coisas Inteligentes". O INCT reune professores com produção acadêmica reconhecida no país e no exterior em um consórcio com mais de 20 instituições de pesquisa, sendo oriundo da Chamada INCT – CNPq nº 58/2022, que fomenta projetos de pesquisa de longo prazo e alto impacto.

Um dos professores convidados foi o professor Helber Silva, do Campus Canguaretama, que comentou: “Esse convite para participação no INCT reconhece a qualidade profissional do nosso trabalho desenvolvido no IFRN”. Segundo Helber, "os projetos permitirão envolver estudantes de diversos cursos do IFRN com pesquisadores renomados do Brasil e do exterior em temáticas muito atuais, como Internet das Coisas, inteligência artificial, computação de borda, redes 5G/6G, redes ópticas de acesso, virtualização de redes, redes veiculares, segurança, cidades Inteligentes, saúde digital, indústria e preservação ambiental”.

Paula Binfaré é professora do Campus Canguaretama e também foi convidada para compor o INCT. Ela afirma que a participação representa uma oportunidade única de contribuir para o desenvolvimento sustentável e inovador do setor de turismo e hospitalidade: “Como professora, tenho a responsabilidade de formar profissionais qualificados e preparados para enfrentar os desafios do mercado, e para isso, temos que estar constantemente fazendo uso das novas tecnologias. Ao integrar o INCT, posso ampliar meu impacto promovendo a inovação, a pesquisa e a adoção de práticas sustentáveis em todo o setor”, disse.

Representação

Neste momento, a equipe do IFRN no INCT é composta pelos seguintes professores:
Felipe Dantas Campus Natal-Central
Helber Silva Campus Canguaretama