Internacionalização
Professores do IFRN são selecionados para capacitação nos Estados Unidos
Por meio de seleção da Capes e Fulbright, docentes irão para a Universidade Estadual do Kansas
Publicada por Cecilia Melo em 24/04/2025 ― Atualizada em 24 de Abril de 2025 às 14:29
Três professores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) foram selecionados para o Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI) de 2025. O resultado foi divulgado no início do mês de abril, e os docentes preencheram três das dez vagas previstas para o RN no edital.
O PDPI é realizado por meio de parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil e a Comissão Fulbright. Essa iniciativa tem como objetivo oferecer um curso intensivo em universidades nos Estados Unidos, com atividades acadêmicas e culturais, para professores de língua inglesa em efetivo exercício nas escolas públicas de educação básica.
Os docentes selecionados são Ellen Tomas do Campus João Câmara, Heryzanya Ramalho do Campus Currais Novos e Tito Matías do Campus Ceará-Mirim. Antes de irem para a Universidade Estadual do Kansas, os docentes terão uma orientação pré-embarque, a ser realizada no mês de junho em São Paulo. A previsão é que a ida aos Estados Unidos ocorra no início do segundo semestre de 2025.
Na edição deste ano, o PDPI abriu 270 vagas de intercâmbio para professores de todo o Brasil. Para o assessor de Mobilidade Internacional da Diretoria Sistêmica de Internacionalização (Dint), Bruno Lima, a seleção demonstra mais uma vez a qualidade do corpo docente do Instituto: “O IFRN tem tradição neste processo seletivo, pois somando o número de aprovados em todas as edições, 15 professores de inglês do quadro já foram contemplados com a oportunidade”, disse.
*Com informações do Gov.br
- Palavras-chave:
- Capacitação Internacionalização Língua Inglesa