Professores do IFRN participam de intercâmbio na Finlândia

Através do programa "Professores para o Futuro" docentes permanecem até dezembro no país

Publicada em 26/09/2014 Atualizada há 12 meses

Na foto, o presidente da HAMK, Pertti Puusaari, juntamente com os professores Carolina Corado e Diôgo Bezerra

Três professores do IFRN estão representando a Instituição no "Professores para o futuro", um programa de intercâmbio para Finlândia promovido pelo Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Universidades de Ciências Aplicadas da Finlândia.

Giann Mendes Ribeiro, professor de Música do Campus Mossoró, Carolina Corado da Silva Oliveira, professora de Biologia do Campus João Câmara, e Diogo Pereira Bezerra, professor de Química do Campus Ipanguaçu, representam o Instituto potiguar dentre os 28 professores brasileiros aprovados no processo seletivo.

O programa é destinado aos servidores do quadro permanente da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Os aprovados no processo seletivo participam de um intercâmbio na Finlândia, composto por três módulos que visa capacitar e fornecer aos docentes, ferramentas práticas para uso de projetos em sala de aula. O grande foco está em métodos baseados em projetos, que buscam associar teoria e prática, aliados às demandas do setor produtivo.

No primeiro módulo, além de uma introdução à vida e cultura finlandesas, os professores se familiarizam com ambientes web utilizados no ensino e conhecem modelos de currículos ajustados às demandas concretas das comunidades locais. No segundo módulo, que está em curso, os professores realizam visitas a escolas de Ensino Médio Técnico e a Universidades, a fim de observar, na prática, as metodologias utilizadas nas salas de aula na Finlândia.

Atualmente, Carolina Corado e Diogo Bezerra estão na HAMK University of Applied Sciendes e o professor Giann Ribeiro, na Tampere University of Applied Sciences.

Confira mais informações sobre o Programa