Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

NAVI

Professores do IFRN participam de conferência em Harvard e M.I.T.

Evento acontece nos dias 22 e 23 de abril e conta com professores dos campi Canguaretama, Natal-Central e EaD

Publicada em 19/04/2016 Atualizada há 1 ano, 7 meses

Bruno Gomes, do Campus Canguaretama, e João Paulo Queiroz, do Campus EaD

Os professores Bruno Gomes de Araújo, do Campus Canguaretama, Robinson Alves, do Natal-Central, e João Paulo Queiroz, do Campus de Educação a Distância, foram convidados por duas das principais instituições de ensino americanas, a Harvard e o Massachusetts Institute of Technology (MIT), para participar da segunda edição da Brazil Conference, evento criado para debater o Brasil, que acontecerá durante os dias 22 e 23 de abril de 2016. 

O convite ocorreu por meio do professor Ricardo Valentim, coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), que será um dos conferencistas nesta edição, apresentando "How technology can transform health services in Brazil : the case of the Laboratory for Technological Innovation in Health ( LAIS - UFRN )" (Como a tecnologia pode transformar os serviços de saúde no Brasil: o case do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS - UFRN). Juntamente com Ricardo, também participarão do evento grandes nomes do cenário nacional: os empresários Jorge Paulo Lemann e Abílio Diniz, o escritor best-seller Jim Collins, a ministra Carmen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), o procurador geral da República, Rodrigo Janot, e o jornalista Willian Wack. 

A proposta é debater os principais assuntos referentes ao Brasil, como saúde, política e inovação. "Nosso trabalho une inovação e saúde. Com os sistemas que desenvolvemos, buscamos aprimorar o trabalho realizado na área da saúde", explicou o professor Bruno, do Campus Canguaretama.

Além de participar da conferência, os professores Robinson e João Paulo aproveitarão a oportunidade para fazer uma visita técnica à Organização Pan-Americana em Saúde (OPAS-OMS). Além de conhecer o funcionamento da instituição de perto, vão em busca de cooperações. 

NAVI

Os três professores atuam como pesquisadores no Núcleo Avançando de Inovação Tecnológica (NAVI) no IFRN e também como pesquisadores-associados no Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), da UFRN, com pesquisas cujo o foco é a melhoria dos serviços de saúde. “Estes professores estão sendo um dos pilares importantes na relação interinstitucional no campo da cooperação  técnico-científico entre a UFRN e o IFRN“, comenta Ricardo Valentim. 

O NAVI é um laboratório para o desenvolvimento de sistemas e tecnologias voltadas à inovação. Criado há um ano, fica localizado no Campus Natal Central, porém o grupo de pesquisadores é composto por professores de diversos campi do estado. Também participam do núcleo técnicos administrativos do Instituto e alunos de nível médio e superior, que dão suporte às pesquisas e às atividades de desenvolvimento de software. 

"Um Núcleo de Pesquisa para uma instituição de ensino é fundamental, pois contribui de forma significativa para a formação no âmbito acadêmico e profissional dos alunos e, assim,  promove o fortalecimento da instituição de ensino", comenta Robinson Alves, coordenador do NAVI.

Mesmo com o pouco tempo de funcionamento, o NAVI já desenvolveu importantes produtos e parcerias, como o Cadastro Nacional de Especialistas, um decreto presidencial que institui a criação de um cadastro de todos os médicos do Brasil.  O sistema web foi desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e Educação.

As atividades do núcleo já ultrapassaram as fronteiras do Brasil, como é o caso do projeto Mercosul, responsável pelo desenvolvimento de um sistema de informação que será responsável pela gestão do livre trânsito dos profissionais de saúde dos cinco países participantes. O projeto é realizado em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Ministério da Saúde. 
 
 Com informações do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde 

Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas