Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Servidores fazem doação de material de limpeza e higiene
Campus Canguaretama

Servidores fazem doação de material de limpeza e higiene

18/05/2020 - Arrecadação gerou kits para 30 famílias

Servidores fazem doação de material de limpeza e higiene

Kits foram doados ao Acampamento José Martí do MST

Com o objetivo de auxiliar no enfrentamento da pandemia de Covid-19, professores do Campus Canguaretama do IFRN realizaram, na última quinta-feira (14), uma ação junto ao Acampamento José Martí, formado por membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Seguindo os protocolos do Comitê Covid-19 IFRN, a iniciativa dos servidores do Campus buscou atender a principal demanda das 30 famílias que vivem no acampamento: aquisição de materiais de limpeza e higiene pessoal para doação aos trabalhadores rurais

Parceria

A iniciativa da ação solidária se deu pelos professores Isaac Melo e Anísia Galvão. "A parceria do Campus Canguaretama e o acampamento José Martí se deu desde nossa chegada à cidade. Acreditamos que a comunidade precisa muito de apoio e acompanhamento, assim, como uma forma de contribuição solidária, entramos em contato com alguns moradores do acampamento, que fizeram um levantamento e nos trouxeram a necessidade de materiais de limpeza e higiene pessoal como principal demanda do grupo", disse a professora Anísia. Por meio de uma vaquinha virtual, articulada pelo professor Isaac Melo, em três dias foi arrecadado um valor suficiente para a produção de kits de limpeza e higiene pessoal para as 30 famílias de trabalhadores rurais. Cada kit contém: água sanitária, detergente, sabão em barra e álcool líquido e em gel (70º) para esterilização e prevenção, além de uma máscara de proteção. A distribuição dos kits foi feita no próprio Campus, com um beneficiado sendo atendido por vez, o que evitou aglomerações, como determinam os protocolos do Comitê Covid-19 IFRN.

"A durabilidade dos produtos deve variar em torno de 20 e 30 dias, mas, até lá, já pensamos em fazer uma nova arrecadação, não só para o acampamento, mas também para atender alguns alunos do Campus e outras comunidades da entorno", disse o professor Isaac. O docente acredita que é de extrema importância compreender a dinâmica e as urgências dessas comunidades: “ações assim não são apenas um ato solidário. É uma forma de diálogo com essa população, uma preocupação de vizinhos. O IFRN, que tem sua inserção consolidada em várias comunidades, reforça essa presença para além das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão", completou.

O acampamento

Vizinho ao Campus Canguaretama, o acampamento José Martí do MST vem consolidando uma parceria com o Instituto, seja através das visitas que professores e estudantes fazem ao acampamento - para realizar ações de Ensino, visto que o Campus oferece a Licenciatura em Educação do Campo, de Extensão, pela participação de algumas moradoras no Projeto Mulheres Mil, ou ainda pelo desenvolvimento de diversas atividades de Pesquisa.