Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / Servidores fazem doação de material de limpeza e higiene
Campus Canguaretama

Servidores fazem doação de material de limpeza e higiene

18/05/2020 - Arrecadação gerou kits para 30 famílias

Servidores fazem doação de material de limpeza e higiene

Kits foram doados ao Acampamento José Martí do MST

Com o objetivo de auxiliar no enfrentamento da pandemia de Covid-19, professores do Campus Canguaretama do IFRN realizaram, na última quinta-feira (14), uma ação junto ao Acampamento José Martí, formado por membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Seguindo os protocolos do Comitê Covid-19 IFRN, a iniciativa dos servidores do Campus buscou atender a principal demanda das 30 famílias que vivem no acampamento: aquisição de materiais de limpeza e higiene pessoal para doação aos trabalhadores rurais

Parceria

A iniciativa da ação solidária se deu pelos professores Isaac Melo e Anísia Galvão. "A parceria do Campus Canguaretama e o acampamento José Martí se deu desde nossa chegada à cidade. Acreditamos que a comunidade precisa muito de apoio e acompanhamento, assim, como uma forma de contribuição solidária, entramos em contato com alguns moradores do acampamento, que fizeram um levantamento e nos trouxeram a necessidade de materiais de limpeza e higiene pessoal como principal demanda do grupo", disse a professora Anísia. Por meio de uma vaquinha virtual, articulada pelo professor Isaac Melo, em três dias foi arrecadado um valor suficiente para a produção de kits de limpeza e higiene pessoal para as 30 famílias de trabalhadores rurais. Cada kit contém: água sanitária, detergente, sabão em barra e álcool líquido e em gel (70º) para esterilização e prevenção, além de uma máscara de proteção. A distribuição dos kits foi feita no próprio Campus, com um beneficiado sendo atendido por vez, o que evitou aglomerações, como determinam os protocolos do Comitê Covid-19 IFRN.

"A durabilidade dos produtos deve variar em torno de 20 e 30 dias, mas, até lá, já pensamos em fazer uma nova arrecadação, não só para o acampamento, mas também para atender alguns alunos do Campus e outras comunidades da entorno", disse o professor Isaac. O docente acredita que é de extrema importância compreender a dinâmica e as urgências dessas comunidades: “ações assim não são apenas um ato solidário. É uma forma de diálogo com essa população, uma preocupação de vizinhos. O IFRN, que tem sua inserção consolidada em várias comunidades, reforça essa presença para além das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão", completou. 

O acampamento 

Vizinho ao Campus Canguaretama, o acampamento José Martí do MST vem consolidando uma parceria com o Instituto, seja através das visitas que professores e estudantes fazem ao acampamento - para realizar ações de Ensino, visto que o Campus oferece a Licenciatura em Educação do Campo, de Extensão, pela participação de algumas moradoras no Projeto Mulheres Mil, ou ainda pelo desenvolvimento de diversas atividades de Pesquisa.

Ações do documento

Página em carregamento