Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Campus Santa Cruz

Professores do IFRN realizam capacitação junto a escolas municipais do Trairi

Ações são desenvolvidas durante Jornada Pedagógica de Japi e Campo Redondo

Publicada em 22/02/2021 Atualizada há 1 ano

Campus Santa Cruz do IFRN auxilia professores das redes municipais da região do Trairi, apresentando ferramentas que contribuem para a melhoria do ensino remoto.

Com a pandemia causada pelo Sars-CoV-2, junto à necessidade de ministrar aulas de maneira remota, surgiu a busca por habilidades de novas ferramentas digitais. Diante dessa realidade, o IFRN reafirma seu papel de contribuir com o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da educação nas regiões em que se encontra. Um exemplo disso é a atuação de professores do Campus Santa Cruz em Jornadas Pedagógicas de escolas dos municípios na região do Trairi.

Nesta terça e quarta-feira, 23 e 24 de fevereiro, os professores Leonardo Duarte, Marcelo Nobre, Marcelo Júnior e Giuliano Pereira  participam da Jornada com os docentes das escolas municipais do município de Japi. Serão desenvolvidas oficinas sobre como gravar videoaulas e realizada uma introdução ao Google Sala de Aula. As ferramentas são utilizadas pelo IFRN para a realização de suas atividades educacionais de forma on-line. 

Segundo a secretária municipal de Educação da Prefeitura de Japi, Rita Medeiros, "o distanciamento social, imposto pelo novo coronavírus, tem deixado lacunas fortes na aprendizagem dos estudantes. Pensando em diminuir esses impactos, o município de Japi, através da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Educação, buscou, junto ao IFRN Santa Cruz, a construção de uma parceria que possibilite à educação pública no município diminuir o máximo da desigualdade ao acesso e conhecimento das plataformas digitais, ampliando, assim, a qualidade na promoção das aulas remotas na rede municipal de ensino. Essa parceria não teria sido possível se o Instituto Federal do RN – Campus Santa Cruz não tivesse atendido de pronto nossa solicitação".

No dia 5 de fevereiro, o mesmo grupo aplicou a capacitação à Jornada Pedagógica das escolas municipais de Campo Redondo. O professor Marcelo Nobre destaca: "é uma satisfação poder dividir um pouco do que desenvolvemos durante esse período de aulas remotas. Isso faz com que, ao ajudar nossos colegas de profissão, combatamos os efeitos negativos da pandemia à nossa maneira e possibilidade".

O professor Giuliano acrescenta: "a formação trouxe a oportunidade para nós, professores do IFRN - Campus Santa Cruz, compartilharmos, com os colegas da rede municipal de ensino, saberes que podem contribuir e auxiliar na preparação e no desenvolvimento das atividades escolares".

Samira Delgado, diretora-geral do Campus, destaca a importância de parcerias como essa: “colaborar com a formação continuada dos professores da educação básica faz parte da missão do IFRN. Neste momento, em que todos estamos enfrentando os desafios do ensino remoto, essas parcerias se tornam ainda mais importantes. Com ações como essa, esperamos estreitar cada vez mais os laços com as redes municipal e estadual da região”.

A formação consiste de dois momentos:

> Oficina: Gravação de videoaulas

Dia: 23/02 (terça-feira)

Prof. Leonardo Duarte (Engenheiro Eletricista)

 

> Uma introdução ao Google Sala de Aula

Dia: 24/02 (quarta-feira)

Prof. Giulliano José Segundo Alves Pereira (Licenciatura em Física)

Prof. Marcelo Figueiredo Barbosa Junior (Especialista em Arquitetura de Nuvem)

Prof. Marcelo Henrique Ramalho Nobre (Engenheiro da Computação)