Campus Canguaretama

Professores de escolas municipais preparam os alunos para o Exame de Seleção do IFRN

A iniciativa é de duas escolas da Microrregião do Litoral Sul

Publicada em 11/09/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Os alunos da Escola Municipal Maria do Céu, de Canguaretama, e da Escola Estadual Felipe Ferreira, de Goianinha,  contam com um incentivo importante para participarem do processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos do IFRN: o empenho de seus professores, que chegaram a criar um projeto especialmente com esse objetivo.

Na escola de Canguaretama, a ideia partir do professor de matemática da escola, Luciano Costa, que começou  a dar aula voluntariamente para um grupo de 11 alunos do 9º ano. “Inicialmente, durante o processo de formação da primeira turma, em 2014, nós não tivemos muito incentivo. Na turma de 2015, que possui 35 alunos, contamos com a parceria de professores de Português, de História, e também trabalhamos em sala Ética e Cidadania.”, disse.

Ao tomar conhecimento do projeto, a Prefeitura Municipal disponibilizou material utilizado pelos alunos e pagamentos de horas extras aos professores que se dedicam às aulas do cursinho.

Para a coordenadora pedagógica, Eridiana Alves, a perspectiva para a turma desse ano é alcançar o maior número possível de aprovados nas provas do próximo exame de seleção. Para o futuro, a equipe espera ter um número crescente de pessoas empenhadas nas próximas turmas do projeto.

O cursinho conta com um grupo no Facebook chamado “IFRN – Em busca de um sonho”, onde são feitas postagens não só de conteúdos didáticos, mas também mensagens motivacionais que incentivam os alunos a criarem uma rotina de estudo fora do horário de aula.

Já na comunidade de Piquiri, em Goianinha, quem idealizou o projeto do cursinho preparatório foi o professor Alexandre Ribeiro.  Além dele, outros três professores se encarregam das aulas de português, redação, ética e cidadania.

“É importante que os jovens aproveitem a expansão que o Instituto Federal teve no nosso Estado, eles devem valorizar a oportunidade de cursar um Ensino Médio de qualidade. Espero que eles se empenhem no Ensino Fundamental e vejam o cursinho como algo que ajuda a reforçar o conhecimento adquirido na escola”, disse Alexandre.

"Seria muito bom que essa ideia se disseminasse para que mais e mais estudantes pudessem se preparar melhor para os processos seletivos da nossa instituição e concorrer com mais chances de aprovação", disse o coordenador de Acesso Discente do IFRN, Everando Pereira.  Para ele,  a iniciativa dos professores das duas escolas demonstra o comprometimento deles com a formação e o futuro de seus alunos.