Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Premiação

Professor do IFRN é finalista do Prêmio Educador Nota 10

Do Campus Pau dos Ferros, o professor Emanuel Alves Leite está entre os 50 finalistas da edição 2021

Publicada em 11/02/2022 Atualizada há 1 ano

Pandemia de Arte”: projeto do professor Emanuel foi desenvolvido com estudantes do Integrado

Considerada a mais importante premiação da Educação Básica Brasileira, o Prêmio Educador Nota 10 divulgou, nesta terça-feira (8), a lista dos 50 finalistas que concorrem na edição 2021. Entre eles, está o professor Emanuel Alves Leite do Campus Pau dos Ferros do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

O prêmio objetiva reconhecer e valorizar professores e gestores de escolas da educação infantil ao ensino médio de todo o Brasil, além disso, recebe milhares de projetos de autoria de educadores  de escolas públicas e privadas de todas as regiões do país.

Projeto "Pandemia de Arte"

Intitulado “Pandemia de Arte”, o projeto foi desenvolvido em uma turma do 2º ano do ensino médio integrado e busca resposta aos questionamentos: Como apresentar uma atuação cênica em meio ao isolamento?; Como trabalhar e interagir com conteúdos que demandam presença física? O caminho do professor e ator Emanuel foi inventar, junto aos seus alunos, uma nova modalidade de arte: as “cênicas virtuais”, um processo criativo dialogado entre artes cênicas e audiovisuais.

De acordo com Emanuel, os encontros remotos e a criação colaborativa fizeram os participantes compreenderem na teoria e na prática o que constitui uma cena (cenografia, figurino, música, maquiagem, atuação), e também aperfeiçoar formas virtuais de se comunicar com o público: "A realidade dos estudantes, seus  sentimentos, dores e posturas frente à pandemia podem ser vistas em suas produções cênicas, gravadas em audiovisual. A fragilidade emocional de todos deu margem para entrelaçar arte e saúde mental, pois o fazer e a expressão artística têm potencial de cura. Para alargar o repertório sobre o tema, os alunos assistiram ao filme 'O Coração da Loucura', sobre a psiquiatra Nise da Silveira, e ao documentário 'Hotel da Loucura', que mostra o projeto do ator e médico Vitor Pordeus".

"Nada disso aconteceria sem a participação e envolvimento das turmas"

“Hoje, com mais calma, após ver meu nome entre os 50 finalistas no maior prêmio de professores do Brasil e um dos maiores da América Latina, só consigo agradecer diante de estar selecionado entre aproximadamente 4.000 inscritos. Nada disso aconteceria sem a participação e envolvimento das turmas. Obrigado aos alunos que se envolveram de corpo e alma em nosso projeto, além de parceiros do IFRN. Agradeço também à minha companheira, Karen Mirelly, que me ajudou durante a comprovação de documentos e na produção de meu portfolio”, agradeceu Emanuel.

Com a conquista de ingresso nos 50 finalistas, o professor Emanuel avança para a próxima fase que elencará os 10 finalistas que, deste grupo, será revelado o "Educador do Ano". O professor inscreveu-se na categoria "Ensino Médio", incluindo EJA, no componente curricular "Arte".

Prêmio Educador Nota 10

Em sua 24ª edição, o Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita e visa reconhecer e valorizar professores e gestores escolares da Educação Infantil ao Ensino Médio de escolas públicas e privadas de todo o país. Desde 2018, o Prêmio Educador Nota 10 é associado ao Global Teacher Prize, realizado pela Varkey Foundation, prêmio global de Educação.

Acesse:

Site do Prêmio Educador Nota 10

Top 50 finalistas

Portfólio virtual com vídeos dos alunos "Pandemia de Arte"

Palavras-chave:
ensino
servidores

Notícias relacionadas