Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Câmpus Zona Norte

Professor do IFRN é premiado em evento internacional

Bruno Sielly faz doutorado sanduíche pelo CsF e recebeu prêmio de melhor artigo discente na CYBCONF'

Publicada em 27/06/2013 Atualizada há 1 ano

Bruno Sielly é professor da área de TI no Câmpus Natal-Zona Norte do IFRN

O professor do Câmpus Natal-Zona Norte do IFRN e aluno do doutorado sanduíche pelo Ciência sem Fronteiras Bruno Sielly Jales Costa recebeu o prêmio de melhor artigo discente em evento científico realizado em Lausanne, cidade da Suíça. 

A premiação foi realizada na International Conference on Cybernetics (CYBCONF' 2013), congresso realizado pelo Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) e pela Systems, Man and Cybernetics Society (SMC).

Na conferência, Bruno apresentou o artigo  "A Practical Implementation of Self-evolving Cloud-based Control of a Pilot Plant" (Uma Implementação Prática de um Controlador Auto-evolutivo Baseado em Nuvens para uma Planta Piloto, em livre tradução). O trabalho foi escrito em conjunto com o Plamen Angelov, orientador do doutorado-sanduíche do estudante na Universidade de Lancaster, na Inglaterra, e com os professores da Universidade de Ljubljana, Eslovênia, Igor Skrjanc e Saso Blazic. Bruno foi o autor principal do paper premiado.

O artigo apresentado por Bruno foi resultado de experimentos desenvolvidos no Câmpus Natal-Zona Norte do IFRN, onde é professor da área de Tecnologia da Informação (TI). Segundo Bruno, o paper tem uma grande aplicabilidade industrial. 

"Conseguimos realizar o controle de um processo industrial real através da utilização de uma planta piloto de destilação de líquidos que o IFRN adquiriu e recentemente colocou em funcionamento. Essa abordagem é uma extensão do conceito padrão de Sistemas de Inferência Fuzzy, área de conhecimento que teve como um dos principais colaboradores o professor Michio Sugeno, que estava presente na conferência", enfatiza Bruno. 

Bruno Sielly destaca também a importância da experiência enquanto aluno do doutorado sanduíche pelo Ciência sem Fronteiras. “A troca de informações, as relações acadêmicas e profissionais criadas bem como a imersão em uma nova cultura e idioma são de extrema importância na formação do doutorando. A expansão do Ciência sem Fronteiras vem possibilitando ao aluno brasileiro alcançar uma formação positivamente diferenciada, fato que já é bastante perceptível no meio acadêmico internacional", afirma. O paper de Bruno premiado na CYBCONF’ 2013 deverá ser publicado em breve na página do IEEE Xplore

O professor do IFRN trabalha com pesquisas nas áreas de sistemas de controle, gerenciamento de eventos anormais, sistemas fuzzy e desenvolvimento de software. Ele é aluno do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação (PPgEEC) da UFRN. Em março, viajou para a Inglaterra, onde está cursando o doutorado sanduíche na Universidade de Lancaster pelo Ciência sem Fronteiras. Bruno voltará ao Brasil em setembro para defender sua tese e continuar suas atividades como docente no Câmpus do IFRN. 

Palavras-chave:
servidores

Notícias relacionadas