Igualdade racial
Professor do IFRN conduz primeira formação para comissões de heteroidentificação do IFAP
Iniciativa fortalece políticas de igualdade racial e promove intercâmbio entre instituições
Publicada por Mirelly Sampaio em 10/10/2025 ― Atualizada em 10 de Outubro de 2025 às 18:35
Nos dias 7, 8 e 9 de outubro, o Instituto Federal do Amapá (IFAP) realizou a sua primeira formação voltada às comissões permanentes de heteroidentificação, reunindo cerca de 60 servidores e servidoras de todos os campi da instituição. O destaque da capacitação foi a participação do assessor em Educação Étnico-Racial, ligado a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Gilson José Rodrigues Júnior, convidado pelo IFAP para conduzir a formação.

Segundo o professor Gilson, durante a capacitação foram apresentados conteúdos conceituais e práticos sobre heteroidentificação, legislação antirracista, bancas simuladas e elaboração de pareceres. Com base nesses quatro pontos, os participantes elaboraram a proposta do curso formativo do IFAP, que servirá como referência para futuras capacitações e para o funcionamento das comissões permanentes.
Gilson destacou ainda a importância do intercâmbio entre instituições: segundo ele, “é um grande ganho ter essa troca interestadual entre Institutos Federais, marcando um momento importante de amadurecimento no debate étnico-racial, sobre cotas, acesso, permanência e êxito nas instituições”.

Para a presidente da Comissão Permanente de Heteroidentificação do IFAP, Priscila Santos, a capacitação representa um marco histórico para a instituição. Segundo Priscila Santos, “pela primeira vez, estamos consolidando as comissões locais de heteroidentificação. Este momento, marcado pela formação conduzida pelo professor Gilson em parceria com o IFRN, qualifica os servidores para atuarem de forma ética e técnica, garantindo um processo justo e inclusivo para todos os estudantes”.

- Palavras-chave:
- Igualdade racial IFAP Heteroidentificação Educação Étnico-Racial