Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Intercâmbio

Professor do Campus João Câmara representa o IFRN em pesquisa no exterior

Intercâmbio no Canadá conta com a participação de mais de 40 docentes de toda a Rede Federal de Educação

Publicada em 25/02/2014 Atualizada há 12 meses

Equipe de professores permanecerá durante três meses em contato com instituições canadenses

Para ampliar os conhecimentos em gestão e organização na área de pesquisa aplicada articulada com o setor produtivo, 43 professores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, dentre eles o professor Alexandro Vladno da Rocha, dos Cursos de Eletrotécnica e Energias Renováveis do Campus João Câmara do IFRN, farão intercâmbio com instituições canadenses. Os servidores viajaram para o Canadá no último sábado, (15) e participarão de atividades em 19 instituições canadenses durante três meses.

Entre os focos do programa estão a construção de conteúdos curriculares articulados às demandas regionais; o processo de atração de empresas; estudos dos papéis entre os atores do desenvolvimento de pesquisa básica, aplicação de pesquisas e os espaços para financiamento, tanto do governo quanto da iniciativa privada.

Além de vivenciar projetos e processos voltados para o atendimento à demanda de mercado nas áreas tecnológicas, os servidores ficarão em contato direto com pesquisadores e empresas de referência mundial em pesquisa aplicada. Ao retornar, os pesquisadores disseminarão as boas práticas na promoção da pesquisa aplicada e na captação de projetos e recursos, bem como irão propor um plano de capacitação para os servidores da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, na prática de educação profissional e pesquisa aplicada.

A ação é resultado de parceria entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Associação dos Colleges Comunitários Canadenses (ACCC). 


 

 

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas