Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Evento

Professor da Universidade de Coimbra profere palestra sobre bugs em softwares

Aberto a toda comunidade, evento acontece no dia 24 de setembro, às 9h, no Campus Natal-Central

Publicada em 20/09/2019 Atualizada há 1 ano

Não é nenhuma novidade o fato de que os computadores estão presentes na grande maioria dos segmentos da economia, seja no todo ou em parte do processo produtivo. Para cada ramo de atuação existe um software criado para criar condições mais favoráveis tanto para empresas como para os trabalhadores. No entanto, esses programas são feitos por humanos e podem conter falhas inesperadas, os chamados bugs no jargão da informática. E quando eles acontecem, podem ser algo de simples solução, mas também podem gerar verdadeiros “desastres”, trazendo prejuízos na cifra dos milhões.

O assunto será discutido em palestra agendada para às 9h do dia 24 de setembro, na Sala de Audiovisual 1, da Diretoria Acadêmica de Informática e Gestão do Campus Natal-Central. Com tema “Neurociência e inteligência artificial em bugs de softwares: expectativas e resultados”, o professor Henrique Madeira, titular da Universidade de Coimbra, irá apresentar dados de pesquisas que estudam falhas em softwares ocasionados sob uma perspectiva individual, ou seja, como consequência de erros humanos, que muitas vezes estão correlacionados à fadiga mental, ao estresse e nível de atenção ao executar tarefas específicas de programação. 

Para combater o problema, a pesquisa do professor visa estabelecer uma base científica de uma tecnologia que ele chama de Engenharia de Software Aumentada por Biofeedback (BASE, na sigla em inglês), criada para monitorar a carga cognitiva e outros estados mentais dos programadores durante a produção ou inspeção do código. Resultados recentes mostram evidências de que a tecnologia BASE pode propor mudanças no modo de testes dos programas e apontar falhas em softwares de modo preventivo, amenizando ou até mesmo eliminando riscos.

No dia 26 de setembro, às 10h30min, na Sala de Atos da Reitoria, o professor Henrique Madeira aproveita a sua vinda para realizar a abertura do ano letivo de uma turma de doutorado, fruto de uma cooperação realizada entre o IFRN e a Universidade de Coimbra. Na ocasião, os trabalhos serão coordenados em conjunto com o professor Luis Paquete, que dialogará diretamente da Universidade de Coimbra por videoconferência.

De acordo com o Diretor de Gestão de Tecnologia da Informação do IFRN, prof. André Gustavo Almeida, o acordo foi assinado em fevereiro deste ano com a proposta de enviar servidores para Coimbra, nos mesmos moldes do convênio já realizado com a Universidade do Minho. Porém, segundo ele, diante do cenário de cortes esse fomento foi suspenso. 

“Tendo em vista essa situação, dialogamos com o Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra para que os aprovados pudessem assistir suas aulas a distância. A proposta foi deferida e, ao final, sete docentes se candidataram e foram aprovados no processo seletivo. Todos eles já estão matriculados e já podem se considerar alunos da universidade”, comemora. 

Confira abaixo a relação dos professores aprovados no doutorado:

Alexandro Vladno da Rocha - Campus Natal-Central
Allan David Garcia de Araujo - Campus Natal Zona-Leste
Charles Cesar Magno de Freitas - Campus Natal-Central
Deborah Vieira de Alencar Maia - Campus Parnamirim
Fabiano Papaiz – Campus Natal-Central
Leo Moreira Silva-  Campus Ceará-Mirim
Rodrigo Ronner Tertulino da Silva - Campus Mossoró

 
 
Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas