FÓRUM

IFRN promove Fórum das Licenciaturas

Realizado no Campus Natal-Central, o Fórum discutirá a elaboração e revisão de projetos pedagógicos

Publicada em 26/04/2018 Atualizada há 12 meses

Evento acontece em dois turnos, das 9h às 18h, entre 2 e 3 de maio

A Pró-Reitoria de Ensino, por meio da Diretoria Pedagógica (Diped) realiza, entre 02 e 03/05/2018, o Fórum das Licenciaturas do IFRN. Realizado no Campus Natal-Central, o objetivo do Fórum é discutir e validar as novas diretrizes para elaboração e revisão de Projetos Pedagógicos de Cursos de Licenciatura do Instituto.

O processo de revisão dos cursos é previsto no Projeto Político Pedagógico (PPP) do Instituto: uma construção coletiva, iniciada ainda em 2012, que tem por base os dados da avaliação global – dimensão ensino/cursos – e a construção de diretrizes orientadoras para a reafirmação ou o redimensionamento, visando a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, com base nos princípios curriculares instituídos no PPP.

Comissões

O processo de avaliação dos Cursos Superiores de Licenciatura é coordenado pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e teve início em 2016 com a constituição de uma Comissão Central. No ano seguinte foram constituídas as Comissões no âmbito dos campi. Segundo Rejane Barros, que trabalha na Diped, o trabalho realizado até o momento envolveu elaboração e aplicação de instrumentos de coleta de dados, tratamento e análise dos dados, devolutiva aos campi e envio das contribuições à Comissão Central.

Fórum

A programação do evento acontece em dois turnos, das 9h às 18h, com intervalo entre às 12h e às 14h. A abertura se dará com palestra da professora Márcia Gurgel, do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo da UFRN. No Fórum, estarão representados: a Comissão Central, as Comissões dos Campi e os Núcleos Centrais Estruturantes (NCE) dos Cursos Superiores de Licenciatura e membros da Equipe Técnico-Pedagógica. É importante a participação dos grupos convocados.

servidores