Planejamento
IFRN implementa PDI na Reitoria e apresenta o Farol de Desempenho
Reitor Wyllys Farkatt reitera preocupação e questiona o programa Future-se, do Governo Federal
Publicada em 08/10/2019 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 00:16

Dando sequência à implementação do Plano de Desenvolvimento Institucional, a equipe da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFRN se reuniu com os servidores da Reitoria na tarde desta terça-feira, 8. A agenda é parte da série de visitas iniciada em agosto, com orientação de nortear ações para pôr em prática o PDI 2019-2026. Os encontros são construídos pela fala dos servidores que participaram das comissões de elaboração do documento a respeito do processo de planejamento.
A professora Patrícia Maia apresentou aos servidores a criação do Farol de Desempenho, uma ferramenta inserida recentemente no portal do Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP). Ela aponta quatro perspectivas do PDI (orçamento; gestão e infraestrutura; processos acadêmicos; e estudantes e sociedade) com os Objetivos Estratégicos (OE) correspondentes apresentados através dos indicadores Status, Farol e Barra de Progresso. Esses indicadores têm como função acompanhar os resultados institucionais a partir de um propósito definido.
Em seguida, Solange Thomaz, coordenadora de monitoramento de projetos da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, fez uma demonstração do funcionamento da consulta do Farol. Ela explicou como identificar os índices apresentados diante das metas estabelecidas pelo plano, divididos em três classificações distintas: alcançado, parcialmente alcançado e não alcançado.
O professor Marcos Oliveira, pró-reitor de planejamento e desenvolvimento institucional, deu prosseguimento ao andamento das atividades e ressaltou o caráter coletivo que o Plano de Desenvolvimento Institucional carrega. "O PDI é um trabalho feito a muitas mãos. Não apenas o Comitê Central e os Comitês de Gerenciamento Estratégico, mas muitos servidores da instituição participaram na construção desse trabalho para consolidá-lo", afirmou.
Future-se
Após as falas acerca do PDI, Wyllys Farkatt, reitor do IFRN, tomou a palavra e realizou uma apresentação acerca do Future-se, programa proposto pelo Ministério da Educação. Wyllys criticou o conteúdo do projeto, questionou a ausência de detalhes revelados e apontou "um total desconhecimento acerca da nossa realidade institucional". O professor reforçou ainda mais sua preocupação sobre a participação de organizações sociais (OS) na direção das instituições de ensino, destacando a obscuridade referente ao contrato entre os lados. Por fim, Wyllys parabenizou servidores e alunos que mantém seus esforços pelo bem do IFRN, ainda que os cortes e contingenciamentos orçamentários prejudiquem de modo significativo o funcionamento institucional.
- Palavras-chave:
- ensino extensao pesquisa servidores