Codir

Processos seletivos do IFRN sofrem alteração no valor das taxas de inscrições

Há 10 anos os valores não eram alterados. Mudança foi necessária para viabilizar custos

Publicada em 17/05/2017 Atualizada há 1 ano

Reunião aconteceu por videoconferência, mas alguns diretores estiveram presentes

Em reunião por videoconferência na manhã da última segunda-feira (15), os integrantes do Colégio de Dirigentes do IFRN debateram sobre os processos seletivos do Instituto. A principal decisão diz respeito à atualização dos valores das taxas de inscrições cobradas aos participantes das seleções para estudantes.

Os valores não eram atualizados há 10 anos e já não vinham sendo suficientes para cobrir os custos dos processos seletivos. Para estudar a melhor forma de viabilizar a realização dos processos, foi criada uma comissão coordenada pelo responsável pelas seleções de estudantes para o IFRN, o professor Everaldo Pereira, além do diretor-geral do Campus Parnamirim, Ismael Feliz Coutinho, e o servidor da Diretoria de Gestão de Pessoas Raul Aleixandre.

Fazendo um levantamento de todos os valores, foi apresentada ao Codir a proposta de redimensionamento. Os valores passariam a: R$ 30 para cursos técnicos, R$ 50 para especializações e R$ 80 para cursos de mestrado.

Os dirigentes fizeram questão de reforçar a função social da Instituição de promover mais igualdade social a partir da educação pública. “Não gostaríamos de fazer essa mudança, mas ela se tornou necessária em razão dos aumentos nos custos de realização dos processos seletivos, desde a logística de aplicação de provas até a parte de elaboração e correção de avaliações”, explicou Everaldo Pereira. O coordenador de Acesso Discente da Instituição fez questão de frisar que está garantida a isenção da taxa de inscrição para os candidatos em situação de vulnerabilidade social, oriundos de família com baixa renda.

O grupo de dirigentes aprovou a proposta da comissão, demonstrando a preocupação em manter o acesso aos cursos ofertados pelo IFRN. O diretor-geral do Campus Caicó destacou: “estamos aqui como gestores fazendo o possível para atender a sociedade”.

OUTRAS DELIBERAÇÕES

O Codir avaliou ainda a proposta de redimensionamento na realização dos processos seletivos para professor substituto. A sugestão foi apresentada por comissão formada pelos diretores-gerais dos campi Caicó, Alex Diógenes; Natal-Central, Arnóbio de Araújo Filho, e Parelhas, Gerlúzia Azevedo. A principal mudança sugerida é a realização das seleções por polo, e não mais por campus, como vem sendo realizado. O objetivo é diminuir os custos de realização de processo seletivo para a Instituição. A comissão terá mais 30 dias para avaliar as observações sugeridas pelos diretores.

O último tema da reunião foi a gestão de risco na Instituição. O diretor-geral do Campus Caicó lembrou a necessidade de mapeamento de todos os processos por fluxo logístico. Foi deliberada a formação de uma comissão coordenada pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodes) para a construção da Política de Gestão de Risco do IFRN. ​

servidores