Planejamento Estratégico

Pró-reitorias e diretorias sistêmicas vão iniciar cadastro do Plano de Ações 2017

Reunião no Gabinete da Reitoria apresentou inovações no módulo de Planejamento do Suap

Publicada em 12/01/2017 Atualizada há 12 meses

Representantes das pró-reitorias e diretorias sistêmicas do IFRN

Reuniram-se na manhã de hoje (10), no Gabinete da Reitoria do IFRN, representantes das pró-reitorias e diretorias sistêmicas do Instituto. O encontro foi promovido pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodes). O objetivo principal foi discutir o cadastro do Plano de Ações 2017 no módulo de planejamento do Suap.

Na reunião, foi definida a data de 20 de janeiro para que as ações programadas para 2017 estejam cadastradas no Sistema. A data precisou ser prorrogada até 27 de janeiro. Logo depois disso, no dia 30, começa o processo de cadastro das atividades relacionadas, o que abrange também o planejamento dos campi e deve estar pronto até o dia 8 de fevereiro. Tanto as ações quanto as atividades visam a cumprir as metas estabelecidas no Plano de Desenvolvimento Institucional do IFRN (PDI)

As áreas contempladas são ensino, pesquisa, extensão, planejamento, administração, gestão de pessoas, engenharia, atividades estudantis, tecnologia da informação, comunicação social, eventos e auditoria. Todas elas podem ser conectadas entre si. "Uma ação de capacitação proposta pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, por exemplo, só será realizada com o envolvimento da Diretoria de Gestão de Pessoas. Essas relações precisam constar no cadastro no Suap", explicou Solange Thomaz, servidora de estatística da Prodes.

POR MAIS EFICIÊNCIA

Na oportunidade, Augusto Medeiros, analista de sistemas da Diretoria de Gestão em Tecnologia da Informação (DIGTI), apresentou aos participantes as implementações no módulo de planejamento utilizado para o cadastro das ações. Mas não foi só isso. Augusto e a equipe da Prodes mostraram ainda o módulo para o acompanhamento da execução orçamentária e física do planejamento, que está em fase de conclusão. "A nossa meta é terminar a primeira etapa até o final de março. Esse é o principal projeto do ano do Suap Administrativo", comentou.

De acordo com Marcos Oliveira, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, a ferramenta permitirá que os gestores tenham conhecimento sobre todo o processo de execução das ações e metas planejadas, inclusive do ponto de vista orçamentário. "Isso permitirá que sejam adotadas com mais eficácia as medidas necessárias para garantir o pleno cumprimento das ações. Hoje temos o acompanhamento apenas do financeiro, e de forma manual. O módulo vai nos dar mais praticidade e eficiência", garantiu.

"Implementado, o novo módulo será de grande importância para a administração do IFRN. É a nossa busca por cada vez mais profissionalismo no processo de planejamento estratégico, execução e avaliação", comentou Carlos André de Oliveira, economista da Prodes. Para Agamenon Tavares, pró-reitor de Ensino do Instituto, os módulos representam também a integração de equipes que vem sendo construída no âmbito administrativo e de ensino. "A gente só se sente parte do processo quando discute junto, quando se apropria do que está sendo realizado", acrescentou. O objetivo é que os servidores e estudantes participem, de maneira cada vez mais ativa, dos planejamentos dos seus campi e Reitoria.

Atualizada em 26 de janeiro de 2017.