Conecta IF

Pró-Reitorias de Pesquisa e Extensão representam o IFRN em evento nacional

Servidores levam informações sobre o trabalho desenvolvido no Instituto e ministram oficina

Publicada em 04/10/2016 Atualizada há 1 ano

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) está participando do CONECTA IF, evento que acontece em Brasília, realizado pelo IFB, de 3 a 7 de outubro. O Conecta tem o objetivo de promover a ligação entre os Institutos Federais, outras instituições  ligadas à educação técnica e tecnológica, como também com a comunidade e o mundo do trabalho.

Representam o IFRN os servidores Carolina Jales, Helena Souza, Thiago Loureiro e João Teixeira. Eles expõem as ações e projetos desenvolvidos pelo Instituto em espaço de estande dedicado ao Ministério da Educação. Através de vídeos e material gráfico, eles apresentam o trabalho desenvolvido nos 21 campi das Instituição, com os seus 131 cursos, cerca de 30 mil estudantes, 324 projetos de pesquisa, 7 incubadoras, 18 núcleos de arte, 10 núcleos de extensão e prática profissional e mais de 175 projetos de extensão.

Como caso de sucesso, é apresentado o projeto Crab (caranguejo em inglês), que conquistou em 2015 o prêmio máximo do quadro Jovens Inventores, no programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo. O trabalho foi desenvolvido pelos estudantes Iago Souza e Maraysa Araújo, à época, alunos do técnico integrado em Eletrônica do Campus Natal--Zona Norte. Com orientação dos professores João Teixeira e e Arthur Salgado, consiste em um carrinho com esteiras adaptado para facilitar a movimentação na areia de pessoas com mobilidade reduzida.

Ainda dentro da programação do Conecta IF, Thiago Loureiro e Carolina Jales vão ministrar a oficina "Essa vaga é minha", dentro do sub evento "Qualifc Express". A atividade busca orientar os participantes sobre como se comportar em uma entrevista de emprego e como elaborar currículo. "Serão feitas atividades práticas para simular uma entrevista de emprego e a partir disto serão discutidos pontos importantes a respeito do tema", explicou Thiago, que é assessor de Relações com o Mundo do Trabalho, na Pró-Reitoria de Extensão.

O Conecta IF conta com apresentação de palestras, oficinas, mostras, workshops, rodas de conversas, encontro de microempresas, exposições, protótipos de produtos desenvolvidos na instituição, arte, cultura, desafios, competições, feiras, exposições, resultados de pesquisas, etc.

extensao