Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PESQUISA E INOVAÇÃO

Pró-Reitoria visita laboratórios no Campus Currais Novos

Dentre as atividades, foi discutida a organização da Secitex 2023

Publicada em 18/07/2022 Atualizada há 1 ano

Na última sexta-feira (15), foi realizada uma reunião entre servidores da reitoria e do IFRN Campus Currais Novos. Pela reitoria, participaram os professores Avelino Lima Neto e João Teixeira, respectivamente pró-reitor de Pesquisa e Inovação e diretor de Inovação Tecnológica na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi/IFRN); e o servidor Marcos Costa, arquiteto na Diretoria de Infraestrutura e Engenharia (Dieng). Pelo campus, estiveram presentes Isandra Medeiros, Maria Luísa, Dauton Souza, Leonardo Marciano, Miguel Linhares, Ítala Veras, Ramon Santon e Joelma Silva.

A reunião ocorreu nas dependências do campus e visou analisar os enquadramentos do Centro de Tecnologia do Queijo e de outros laboratórios à Resolução n° 46/2022 - Consup/IFRN, que aprovou o regulamento interno dos laboratórios multiusuários no IFRN. Na ocasião, também foi discutida a organização da visita técnica de uma comitiva do IFRN a instituições mineiras com experiência na área de alimentos. Além disso, a organização da VI Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (Secitex), prevista para acontecer em meados de 2023, foi igualmente tema de discussão.

A professora Ítala apresentou um histórico das ações de pesquisa e extensão tecnológica desenvolvidas no CT do Queijo (CTQ) e laboratórios, desde 2016. Em seguida, os técnicos Isandra e Ramon apresentaram as estruturas do CTQ. O arquiteto Marcos Costa visitou os espaços a serem utilizados na Secitex 2023, com vistas a iniciar o planejamento das estruturas. Posteriormente, a equipe retornou à sala de reuniões para os encaminhamentos.

Encaminhamentos

Decidiu-se pela visita de um consultor ao Campus Currais Novos com o objetivo de adequar o CTQ às necessidades de desenvolvimento de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I), a fim de tornar a estrutura mais apta para submissão de propostas em editais internos e externos. Sobre a SECITEX, encaminhou-se que o evento ocorrerá no interior do próprio campus, sendo proposto o período de 04 a 06 de outubro de 2023. No próximo encontro dos Comitês de Pesquisa e Inovação (Copi) e de Extensão, previsto para ocorrer no fim de agosto, haverá um momento conjunto para a organização da SECITEX.

 
Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas