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Iniciação à Docência

Pró-reitoria de Pesquisa realiza I Seminário Institucional do PIBID IFRN

O evento acontece entre os dias 20 e 21 de março no Campus Natal Central

Publicada em 10/03/2015 Atualizada há 1 ano, 3 meses

A Pró-reitoria de Pesquisa promove nos dias 20 e 21 de março o I Seminário Institucional do PIBID IFRN, no Campus Natal Central, nas dependências do auditório Pedro Sá Leitão, nos mini auditórios e nas salas de aula, anexo ao DIAC. O tema central do encontro será: " Contribuições do PIBID para as licenciaturas do IFRN". O evento Institucional é exclusivo para os bolsistas do programa PIBID/IFRN e as inscrições podem ser feitas até o dia 18 de março, através do portal do IFRN (http://portal.ifrn.edu.br/pesquisa/form/i_seminario_pibid). As inscrições em minicursos e oficinas serão feitas apenas no local do evento.

O intuito do Seminário é de que todas as licenciaturas envolvidas no Programa tenham a oportunidade de expor e debater o que foi realizado até o momento dentro de cada subprojeto, contribuindo assim para um planejamento ainda mais harmonioso de ações futuras. 

O primeiro dia do evento contará com palestras e mesas redondas de convidados externos que debaterão desde a criatividade – elemento essencial à formação docente – até as condições específicas do ensino básico no RN e do ensino superior no IFRN, e também com uma mesa redonda composta por um bolsista de cada modalidade para discutir o PIBID especificamente no Instituto. O segundo dia contará com diversos minicursos e oficinas, ofertados tanto por coordenadores de área quanto pelos próprios bolsistas de iniciação à docência, contemplando cada área envolvida no Programa.

Além disso, haverá exposição de jogos, de materiais didáticos e de banners já apresentados em eventos nacionais e/ou regionais. 

Confira a programação completa: 

Sexta-feira, 20/03/2015

Auditório Pedro Sá Leitão

8h30 -  Abertura   

9h – 10h15 -  Palestra Reflexões sobre a Rede Estadual de Educação no RN: desafios e possibilidades com Francisco das Chagas (Secretário de Educação do RN).

10h30 -  Mesa 1:  O PIBID como Instrumento para a Formação do Professor no IFRN

                               Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares (Coordenadora Institucional)

                               Calistrato Soares da Câmara Neto (Coordenador de Gestão)

                               Maurício Façanha Pinheiro (Coordenador de Área, Interdisciplinar Ipanguaçu)

                               Julliana Fernandes Sena (Supervisora, Biologia Macau)

                              Carlos Jorge de Araújo Medeiros (Iniciação à Docência, Física Caicó)

                               Maria Judivanda da Cunha (Ex-Iniciação à Docência, Biologia Macau)

 14h -  Mesa 2: Expectativas e Condicionantes do Trabalho Docente

                          Letícia Carvalho (UFRN)

                          Valcinete Pepino (IFRN)

16h -  Palestra: As Contribuições da Criatividade para a Formação Inicial Docente

                              Fábio Alexandre Araújo dos Santos (IFRN)

Sábado, 21/03/2015

Minicursos – 8h às 12h

1)Título:Modelagem Matemática em Sala de Aula: uma possibilidade do trabalho matemático em projetos

Ministrante: Juan Carlo da Cruz Silva (CA, Matemática – Santa Cruz IFRN)

Descrição: Versando sobre a pedagogia dos projetos e sobre a metodologia de Modelagem Matemática como contributo para trabalho nas escolas da educação básica. Esse é um minicurso para os bolsistas PIBID de Matemática de Santa Cruz, Natal e Mossoró, além dos professores que nele quiserem se inscrever. 

Local: B8

Número de vagas: 40

2)Título:O Uso dos Pronomes Complementos na Língua Espanhola

Ministrantes: Carla Aguiar Falcão (CA, Espanhol – CNAT IFRN) e Juliana Kelle da Silva Freire (CA, Espanhol CNAT IFRN)

Descrição: Trataremos sobre o uso dos pronomes complementos direto e indireto na língua espanhola e a sua colocação na oração contrastando com o uso na língua portuguesa. 

Local: B7

Número de vagas: 40

3)Título:Processos Cognitivos Necessários ao Ensino e à Aprendizagem

Ministrante: Valdete Batista (Mestrado Acadêmico em Educação, IFRN), Evanilda de Brito Lopes (Mestrado Acadêmico em Educação, IFRN), Joaracy Lima de Paula (Mestrado Acadêmico em Educação, IFRN), Maria Adilina Freire Jerônimo de Andrade (Mestrado Acadêmico em Educação, IFRN).

Descrição: Pretende revisitar as teorias sobre o processo de cognição, com o objetivo de rever os principais conceitos teóricos, refletindo sobre o ensino e aprendizagem no espaço escolar.

Local: B6

Número de vagas: 40

4) Título:CTS e o Ensino de Física

Ministrante: Alcindo Mariano de Souza (CA, Física – João Câmara IFRN)

Descrição: Apresentar o contexto histórico do movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade nos Estados Unidos, Europa e Brasil, sua relação com o ensino de Física, inicialmente, conceituado como ênfase curricular, suas potencialidades e limitações. A necessidade de um ensino de Física crítico e relacionado com questões de relevância social. Algumas propostas de ensino com base em CTS, as ramificações como Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e Ciência, Tecnologia, Sociedade e Gênero (CTSG). A relação do CTS com a Natureza da Ciência e a Alfabetização Científica.

Local: B5

Número de vagas: 40

5) Título:  O Planejamento na Gestão Escolar: perspectivas para a educação profissional

Ministrantes: Josué Joaquim da Silva (Mestrado Acadêmico em Educação, IFRN) e Marcos Torres Carneiro (Mestrado Acadêmico em Educação, IFRN)

Descrição: Refletir sobre as concepções de planejamento e de gestão escolar na educação básica e na educação profissional.

Local: Mini auditório Central (Bloco B)

Número de vagas: 120

6) Título:Ensino de Física: uma abordagem do cotidiano

Ministrante: Rhodriggo Mendes Virginio (Professor, Física – Caicó IFRN)

Descrição: Trata-se de uma sugestão de abordagem dos conteúdos de Física de forma a utilizar situações cotidianas e fenômenos que se aproximam da realidade do público para quem as aulas são ministradas. Objetiva-se contribuir para que os conteúdos de Física abordados em sala de aula apresentem um caráter significativo. A abordagem proposta faz uso da exibição de imagens e vídeos como auxílio para se atingir o objetivo.

Local: B4

Número de vagas: 40

7) Título:Avaliação por Competências na Educação Profissional

Ministrante: Francisca Natália da Silva (Mestrado Acadêmico em Educação, IFRN)

Descrição: Estudar sobre o sentido do conceito "competência" e seus rebatimentos para a educação profissional.

Local: B3

Número de vagas: 40

8) Título:Planejamento Interdisciplinar na Educação Profissional

Ministrante: Erika Roberta S. de Lima (Mestrado Acadêmico em Educação, IFRN)

Descrição: Refletir sobre as concepções de planejamento e de interdisciplinaridade no cotidiano da educação profissional.

Local: B2

Número de vagas: 40

9) Título:Metodologia do Trabalho Científico

Ministrante: Alexsandra Santana dos Santos (Especialização Gestão de Pessoas, IFRN)

Descrição: O minicurso tem como finalidade auxiliar na elaboração tanto de seus trabalhos acadêmicos do cotidiano, bem como assessorar pesquisadores e interessados no tema de forma geral, transmitindo conceitos e técnicas de forma simples e objetiva.

Local: Mini auditório DIAC

Número de vagas: 70

10) Título:Projeto Integrador nas Licenciaturas do IFRN: reflexões sobre a práxis

Ministrante: Helânio Hércules Mafra (ID, Física – CNAT IFRN), Nathália Caroline dos Santos Rosa (ID, Física – CNAT IFRN), Cícero Elias dos Santos Júnior (ID, Física – CNAT IFRN) e Elinelson Lucas Lima de Freitas (ID, Física – CNAT IFRN)

Descrição: Reflexões sobre a metodologia e os conceitos estudados no componente curricular “Projeto Integrador”.

Local: B1

Número de vagas: 40

11) Título:Ensinando Física com o uso de brinquedos

Ministrantes: Josicleide Araújo de Azevedo (ID, Física – Caicó IFRN) e Carlos Jorge de Araújo Medeiros (ID, Física – Caicó IFRN)

Descrição:  A oficina propõe a utilização de objetos do cotidiano dos alunos, no caso brinquedos, como objeto para auxiliar na aprendizagem e compreensão dos conceitos físicos, com o propósito de demonstrar que a Física não se resume apenas a fórmulas matemáticas. A oficina é dividida em duas partes. Na primeira parte será discutido o tema: brinquedo no Ensino de Física e na segunda parte será feita a demonstração e montagem de brinquedos que podem ser trabalhados nas aulas de Física, além de diversas brincadeiras relacionadas ao tema abordado. Os temas são: centro de massa; termodinâmica e energia, dentre outros a serem apresentados. Além dos brinquedos e experimentos apresentados, serão construídos brinquedos simples com os alunos.

Local:C10

Número de vagas: 30

Sábado, 21/03/2015

Oficinas – 14h às 18h

1) Título: Caminhos Trilhados: oficina de (auto)formação docente

Ministrantes: Priscila Tiziana Seabra Marques da Silva Aliança (Espanhol EaD, IFRN) e Wigna Eriony Aparecida de Morais Lustosa (CA, Espanhol – EaD IFRN)
Descrição: A oficina será um espaço de promoção da autoformação por meio da narrativa de si. Com base nos princípios da abordagem (auto) biográfica, os participantes terão um momento importante de reflexão sobre a própria trajetória como licenciandos, que tipo de práticas pedagógicas marcaram suas experiências como estudantes e quais as práticas que eles gostariam de desenvolver a partir do que viveram.

Local: B8
Número de vagas:
25

2) Título:Ensino de Lógica de Programação com Stratch: estimulando o pensamento computacional

Ministrantes: Fernanda Lígia Rodrigues Lopes (CA, Interdisciplinar – Ipanguaçu IFRN), Givanaldo Rocha de Souza (CA, Informática – Zona Norte IFRN) e Pauleany Simões de Morais (CA, Informática – Zona Norte IFRN)

Descrição: O ensino de lógica de programação tem se mostrado eficiente para estimular o desenvolvimento do raciocínio lógico e o aprendizado de estratégias importantes para resolução de problemas e comunicação de ideias. O Scratch é uma linguagem de programação, composta por blocos de comandos visuais e encaixáveis, na qual é possível criar suas próprias histórias, jogos e animações interativas, e compartilhar suas criações com pessoas de todo o mundo, possuindo uma comunidade online bastante ativa. Durante o processo de design e programação de projetos no Scratch, as pessoas aprendem a pensar de forma criativa, a raciocinar de forma sistemática e a trabalhar de forma colaborativa, estimulando assim o pensamento computacional. Embora seja mais popularmente utilizado para introduzir a lógica de programação às crianças e jovens de até 16 anos, o Scratch pode tornar a Ciência da Computação acessível a pessoas de todas as idades. O Scratch é um projeto do grupo Lifelong Kindergarten no Media Lab do MIT (Massachusetts Institute of Technology), sendo fornecido gratuitamente. Essa oficina tem como objetivo apresentar uma introdução ao Scratch, discutir sua aplicabilidade no ensino e expor a resolução de alguns problemas de programação do mundo real, inclusive o desenvolvimento de jogos. Também tem como objetivo mostrar que as atividades computacionais, como a programação de computadores, não são restritas somente a quem é da área de computação.

Local: Laboratório Informática DIATINF

Número de vagas: 20

3) Título: FIC Sustentável: projeto de educação ambiental na Escola E. Prof. Francisco Ivo Cavalcanti

Ministrantes: Levi Rodrigues de Miranda (CA, Geografia – CNAT IFRN), Maria Cristina Cavalcanti Araújo (CA, Geografia – CNAT IFRN), André Elias Nóbrega (ID, Geografia – CNAT IFRN), João Batista dos Santos (ID, Geografia – CNAT IFRN), Maria de Lourdes Penha (ID, Geografia – CNAT IFRN) e Danúzia Lira de Sá Cabral (ID, Geografia – CNAT IFRN).

Descrição: A oficina consiste de duas etapas: a) a primeira é a apresentação dos objetivos da oficina em projetor multimídia;  b) em seguida a aplicação prática da oficina. A segunda etapa consiste em demonstrar aos participantes como foi desenvolvida a confecção dos latões de lixo no projeto FIC Sustentável. Os garrafões são pintados na cor verde escuro, postos pra secar e depois é feita a colagem das frases nos garrafões já pintados.

Local: B7

Número de vagas: 20

4) Título: Estratégias Psicopedagógicas para a Aprendizagem do Sujeito

Ministrante: Taysa Ferreira das Neves (Mestrado Acadêmico em Educação, IFRN)

Descrição: Dialogar sobre as contribuições da Psicopedagogia para o fazer docente.

Local: Mini auditório Central (Bloco B)

Número de vagas: 120

5) Título:Produção de Vídeos para o Ensino de Física

Ministrantes: Amadeu Albino Júnior (CA, Física – CNAT IFRN), Helânio Hércules Mafra (ID, Física – CNAT IFRN) e Nathália Caroline dos Santos Rosa (ID, Física – CNAT IFRN)

Descrição: Nessa oficina os participantes serão orientados na produção de vídeos de atividades experimentais em Física que possibilitem auxiliar o processo ensino-aprendizagem desse componente curricular.

Local: Laboratório Física Computacional

Número de vagas: 20

6) Título:Construção de Óculos 3D

Ministrantes: Amadeu Albino Júnior (CA, Física – CNAT IFRN), Jarbas Brito de Araújo (SUP, Física – CNAT IFRN) e Giulliano J. Segundo Alves Pereira (SUP, Física – CNAT IFRN)

Descrição:

Local: B6

Número de vagas: 30

7) Título:O Uso das Novas Tecnologias no Ensino de E/LE: possibilidades e estratégias

 Ministrantes: Luana Vital dos Santos (Espanhol EaD, IFRN) e  Neyla Cláudia Fernandes dos Santos (Espanhol EaD, IFRN)

Descrição: A oficina tem como objetivos discutir o papel das novas tecnologias no ensino de E/LE, apresentar diferentes suportes tecnológicos que podem ser utilizados em sala de aula e propor estratégias de ensino de E/LE por meio das novas tecnologias.

Local: B5

Número de vagas: 40

8) Título: Prezi: Criação de Apresentações Dinâmicas on-line

Ministrantes: Gutemberg Lima da Silva (IFAL) e Cybelle Dutra da Silva (Mestrado Acadêmico em Educação, IFRN)

Descrição: O Prezi é uma ferramenta da web 2.0 para criação de apresentações que são construídas em uma única tela, com dinâmica baseada no zoom, que possibilita profundidade às apresentações, tornando-as atraentes e impactantes. Pode ser explorada pelos professores das diferentes áreas para apresentar os conteúdos curriculares como ferramenta pedagógica às turmas. Solicita-se que os participantes tragam para o minicurso imagens, vídeos, textos em .doc, ou apresentações em .ppt, salvos em pen drive ou em seu e-mail, para eventual uso.

Local: Laboratório de Informática DIAC

Número de vagas: 30

9) Título:Jornal Temático: ferramenta pedagógica para propagação do conhecimento científico

Ministrantes: Eloisa Varela Cardoso de Arruda (Mestrado Acadêmico em Educação, IFRN) e  Dayvyd Lavaniery Marques de Madeiros (Mestrado Acadêmico em Educação, IFRN).

Descrição: Apresentar a metodologia jornal temático como alternativa facilitadora de aprendizagem.

Local: Mini auditório DIAC

Número de vagas: 70

10) Título:POGIL como uma Ferramenta para o Ensino de Química

Ministrantes: Mariano George Sousa Vieira (CA, Química – Currais Novos IFRN)

Descrição: O POGIL é um acrônimo para Process Oriented Guided Inquiry Learning (Processo de Aprendizado Orientado por Consulta Guiada). O POGIL usa consulta guiada – um ciclo de aprendizagem que consiste em exploração, descoberta de conceitos e aplicação – com base em materiais cuidadosamente desenvolvidos para que estudantes os usem como guias na construção de novos conhecimentos. No POGIL, estudantes trabalham em pequenos grupos tendo papéis individuais específicos, o que garante que todos tenham um engajamento total no processo de aprendizagem. A metodologia desenvolve habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas e comunicação através da cooperação e reflexão (adaptado de www.pogil.org; acesso 28/02/15). 

Local: B4

Número de vagas: 40

11) Título:Montando as Cartas na Química Orgânica

Ministrantes: Jardel Ricardo Pereira de Franca (CA, Química – Currais Novos IFRN)

Descrição: Na oficina Montando as Cartas na Química Orgânica os estudantes irão participar de um espaço onde a construção coletiva e a troca de experiências irá ajudar na confecção de cartas que apresentam os conceitos aplicados na Química Orgânica e que podem ser usadas para montar um jogo de perguntas e respostas entre professores e alunos.

Local: B3

Número de vagas: 20

12) Título:Discutindo as Desigualdades Sociais no Brasil por Meio de Músicas

Ministrantes: Diego Glemerson de Lima e Silva (ID, Geografia – CNAT IFRN), Hudson Alves da Silva (ID, Geografia – CNAT IFRN), Keylla Teixeira Fernandes (ID, Geografia – CNAT IFRN), Marcelo Farias de França (ID, Geografia – CNAT IFRN) e Sandryelly do Prado Juvêncio (ID, Geografia – CNAT IFRN).

Descrição: A atividade objetiva a compreensão dos fatores que levam às desigualdades sociais no Brasil e às diversas formas em que elas se apresentam, recorrendo a textos de apoio e a músicas populares brasileiras que versam sobre o tema em destaque. Serão ouvidas e analisadas oito músicas brasileiras que permitem a reflexão acerca das desigualdades sociais. No intervalo de uma música para a outra a discussão será aberta para os participantes da oficina tecerem suas considerações. Ao final das análises e discussões, os participantes deverão se dividir em grupos com o propósito de construir cartazes que expressem as desigualdades sociais no Brasil. 

Local: B2

Número de vagas: 30

13) Título: Painel de Interação: uma ferramenta de aprendizagem para a análise interdisciplinar

Ministrantes: Nilma Cavalcanti Andrade (ID, Geografia – CNAT IFRN), Paloma Batista Maia (ID, Geografia – CNAT IFRN), Rosangela da Silva Ribeiro Lima (ID, Geografia – CNAT IFRN), Marcela Rejane Silva Ferreira (ID, Geografia – CNAT IFRN), Railson Pereira Figueiredo (ID, Geografia – CNATIFRN).
Descrição: O painel de interação foi pensado primeiramente com essas três ações: Instigar, analisar e contextualizar. A partir desse ligamento prático e conceitual, observamos o desenvolvimento das experiências e subjetividade dos alunos por meio desse processo de aprendizagem, além de contribuir de forma interdisciplinar, quer dizer, através do painel conseguimos analisar, instigar e contextualizar com o uso das imagens.

Local: B1

Número de vagas: 20

14) Título: Construindo um Arco-íris com Materiais de Fácil Acesso: compreendendo o fenômeno difração

Ministrantes: Alcindo Mariano de Souza (CA, Física – João Câmara IFRN), Bolsistas de ID

Descrição:  A difração é a capacidade que a onda tem de contornar um obstáculo que se encontra em seu caminho de propagação. Podemos observar este fenômeno, por exemplo, no arco Iris, nos raios-X e alguns outros acontecimentos presentes no cotidiano.

Pensando nisto, a expectativa é desfazer alguns conceitos prévios dos alunos de óptica do ensino médio, pois a maioria deles pensa que os diferentes tipos de luz emitem as mesmas cores. Mostraremos que fontes diferentes de luz emitem cores distintas.

Objetivamos assim construir um material que ilustre este fenômeno de forma que possa causar discussões do conteúdo, fazendo com que todos possam compreender com a experiência.

Local: C10

Número de vagas: 20

15) Título: Oficina da Beleza: produção de perfumes e sabonetes

Ministrantes: Felipe de Araújo Silva (ID, Química – Pau dos Ferros IFRN), Maria Ivani Morais (ID, Química – Pau dos Ferros IFRN), Maria da Conceição Oliveira (ID, Química – Pau dos Ferros IFRN), Daniela de Souza e Silva (ID, Química – Pau dos Ferros IFRN) e Francisca Fernanda Jacinta da Silva (ID, Química – Pau dos Ferros IFRN).

Descrição:  O objetivo principal desta oficina é introduzir os conhecimentos químicos e curiosidades sobre os perfumes e sabonetes. Será discutida a origem destes, seu uso ao longo do tempo, bem como a sua composição química e os métodos de extração de óleos essenciais e a produção de essências artificiais.  Os conhecimentos adquiridos durante o minicurso serão aplicados a uma prática, em que todos poderão fabricar seu próprio perfume e sabonete.

Local: C9

Número de vagas: 20

16) Título: RPG Pedagógico “O Alquimista”: uma forma diferente de aprender química

Ministrantes: Ulysses Vieira da Silva Ferreira (CA, Química – Pau dos Ferros IFRN), Raimundo Nonato Filho (ID, Química – Pau dos Ferros IFRN) e Caio Sena (colaborador).

Descrição:  Jogo de Interpretação de Papéis - mais conhecido pela sigla RPG, consiste na união do conceito de teatro com as regras de um jogo, no qual temos a interpretação de personagens ficcionais controlados pelo seu respectivo jogador. Uma partida de RPG consiste, basicamente, em um grupo de pessoas no qual uma delas assumirá o papel de "Narrador" – popularmente conhecido como "Mestre" - e os demais serão os jogadores. Para enriquecer a partida o mestre deverá seguir um sistema de regras, pois sem regras o Narrador não irá convencer os jogadores dos rumos tomados pela história. Existem no mercado inúmeros sistemas dos mais complexos ao mais simplificados. Nesta oficina iremos apresentar o “sistema Alquimista” um RPG simples baseado nos sistemas Classcraft e Warrior Quest projetado para ser jogado em salas de aula. Neste jogo, o professor assume o papel do mestre que irá narrar, avaliar e introduzir conceitos. Já os alunos assumirão o papel dos personagens, no qual serão motivados a aprender os conceitos e resolver problemas, adicionando um elemento de entretenimento para a sua aprendizagem, melhorando assim suas chances gerais de ter um bom desempenho na escola.

Local: C8

Número de vagas: 20

 Mostra de Jogos Didáticos em Biologia

Maria Aparecida dos Santos Ferreira (CA, Biologia – Macau IFRN) e Paulo Augusto de Lima Filho (CA, Biologia – Macau IFRN) - (Sala B9)

 → Mostra de Materiais de Física Produzidos nas Escolas

Amadeu Albino Júnior (CA, Física – CNAT IFRN) - (Sala B10)

 

Palavras-chave:
ensino
pesquisa
servidores

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