Evento

Pró-reitoria de pesquisa e inovação promove I ciclo de planejamento e autoavaliação da pós-graduação

Inscrições do evento estão disponíveis no SUAP

Publicada em 05/09/2022 Atualizada há 1 ano

O evento é uma ação estratégica em prol do fortalecimento das ofertas de cursos e dos programas de pós-graduação

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação a partir da Coordenação de Pós-Graduação promove o I Ciclo de Planejamento e Autoavaliação da Pós-Graduação do IFRN. O evento é uma ação estratégica em prol do fortalecimento das ofertas de cursos stricto sensu e dos programas de pós-graduação, os quais têm sua avaliação e regulação anual a partir de critérios estabelecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O intuito de elevar a qualidade da formação oferecida e, por consequência, os conceitos dos cursos/programas institucionais, motivou o reforço da equipe atuante na PROPI para apoiar o planejamento e a autoavaliação da pós-graduação com novas cooperações técnicas dos professores Tito Matias e Maurício Motta, no âmbito da COPPG-PROPI, coordenada pela professora Francinaide Nascimento.

Na primeira edição do ciclo, ocorrida entre 30 e 31 de agosto, o pró-reitor de pesquisa e inovação destacou a importância da ação: "É preciso investir na qualificação dos docentes credenciados, quanto ao entendimento dos critérios de avaliação pela CAPES. Os programas de pós-graduação têm relevantes contributos à instituição e são oportunidades de captação de recursos externos, seja com bolsas ou a partir de chamadas oferecidas pelas principais agências de fomento do país. Em muitos casos, eles nos credenciam enquanto instituição apta à oferta de serviços à comunidade, como reconhecimento de diplomas estrangeiros, por exemplo”, disse Avelino Lima Neto.

Participaram coordenadores e docentes credenciados aos Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO), Rede Nordeste de Ensino (RENOEN) - Polo IFRN, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) - Polo 10 e Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT). A instituição recebeu a professora e pesquisadora Gisele Rôças (IFRJ), experiente coordenadora de programas na área de ensino e atuante nos pareceres da CAPES, ela escrutinou os relatórios recentemente prestados pela instituição à luz dos critérios vigentes.

Programação e Inscrição

ÁREA DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS - Ciclo de Planejamento e Autoavaliação da Pós-Graduação no IFRN - área de Ciências Ambientais

Convidada: Profa. Dra. Liliana Pena Naval - Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Período: 03, 10 e 11 de outubro de 2022