Pró-Reitoria de Pesquisa do IFAL faz parceria e visita IFRN

Comitiva esteve presente em alguns campi e na Reitoria durante 3 dias

Publicada em 21/06/2018 Atualizada há 1 ano

A Pró-reitoria de Pesquisa e Inovação do IFRN recebeu nesta semana visita do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), com objetivo de trocar experiências e conhecimentos sobre ações realizadas. Durante visita técnica que durou três dias (18 a 20 de junho), Eunice Palmeira, Pró-Reitora de Pesquisa do IFAL, conheceu projetos, visitou campi e conversou com Márcio Azevedo, pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IFRN. A visita foi acompanhada pela equipe da Pró-Reitoria do IFAL.

Eunice afirmou que a escolha do IFRN como parceiro e modelo nessa troca  foi influenciada pelas conquistas que têm sido alcançadas pela Instituição. Nesses três dias, foram apresentados o SUAP (Sistema Unificado de Administração Pública); o processo de preparação de editais; convênios; detalhes de projetos e visita aos campi Natal-Central e Natal-Zona Norte, a fim de conhecer os laboratórios, observatório e acompanhar o trabalho dos professores de perto.

A troca de experiências foi considerada um sucesso. “É importante essa aproximação entre as instituições e o compartilhamento, porque no momento em que você vive uma experiência e a repassa para alguém, você faz com que esse outro alguém diminua o caminho a ser percorrido, e que as conquistas sejam mais rápidas”, afirmou a pró-reitora. O aprendizado vai ser levado ao IFAL para promover reflexão e ser analisado para ver o que é possível dentro das prioridades e recursos disponíveis. Para isso, serão feitas avaliações das diferenças que existem entre os Institutos. De acordo com Eunice, apesar de fazerem parte da mesma rede, contam com diferenças estruturais.

O que mais surpreendeu a equipe do IFAL foi a organização do trabalho da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação e a visibilidade do que é desenvolvido através dela dentro e fora da instituição. Para Eunice, uma vez que o trabalho é bem feito, executado e dividido, o produto final tem uma qualidade muito boa. “Estamos satisfeitos com a recepção da Pró-Reitoria, os laços que são firmados e o trabalho conjunto são muito importantes. Então eu agradeço e reconheço o trabalho realizado aqui. Esperamos conhecer ainda mais, viemos aqui pra isso e temos muito a aprender com o IFRN”, disse.