Proex

Pró-Reitoria de Extensão está com nove editais abertos

Desses, sete abriram inscrições neste mês de junho

Publicada em 11/06/2021 Atualizada há 1 ano

Sete editais para projetos de Extensão têm inscrições até 5 de julho de 2021.

A Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Proex/IFRN) divulgou nove editais desde o início de 2021. Os documentos buscam fomentar o desenvolvimento de projetos voltados à sociedade acadêmica e exterior ao Instituto.

Como explica a pró-reitora de Extensão, professora Denise Momo, o Edital nº 1/2021, é destinado a professores e técnicos administrativos do Instituto que desejam realizar projetos, vinculados aos campi do IFRN, sem recurso financeiro. Segundo o documento, os projetos de Extensão devem ser registrados no Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) até 17 de dezembro de 2021. O documento detalha que, havendo necessidade de apoio financeiro, o projeto deverá passar pela aprovação da Direção Geral do Campus/Diretor de Administração, antes de sua inscrição, sob pena de não aceitação da proposta.

Já o Edital nº 2/2021 é destinado para registro e acompanhamento de programas e projetos de Extensão fomentados com recursos externos ou em parcerias realizadas com o IFRN, a fim de gerar certificados para participantes, através de voluntariado. Conforme o documento: “após o registro e envio do projeto, via Suap, o diretor/coordenador de Extensão do Campus deve analisar a proposta e devolver para correções, se necessário, deferir ou indeferir o registro se não configurar caso não se enquadre no Edital”. As inscrições seguem até 14 de março de 2022.

Novos editais abertos

Em 3 de junho deste ano, a Proex anunciou a abertura de outros sete editais para o apoio de projetos de Extensão, cujas inscrições vão até 5 de julho de 2021.

Edital nº 3/2021 é destinado à submissão de propostas de projetos que serão desenvolvidos pelos Núcleos de Arte (Nuarte) de 21 campi do IFRN, sendo um projeto para cada Campus. A ação tem o objetivo de estimular projetos, que já se encontrem legalmente constituídos, contribuindo, assim, com a formação artística, cultural e crítica de estudantes do Instituto e da comunidade externa.

Destinado ao fomento de projetos que serão desenvolvidos por intermédio dos Núcleos de Extensão e Prática Profissional (NEPPs), o Edital nº 4/2021 busca suprir as demandas de prática profissional de estudantes do IFRN. Conforme o documento, seu objetivo é ofertar serviços à comunidade (preferencialmente economicamente carente) de forma gratuita, através da prática profissional estudantil.

“Apoiar e incentivar o desenvolvimento de projetos voltados ao público da terceira idade, tendo por público-alvo prioritário membros da comunidade externa ao IFRN”. É esse o objetivo do Edital nº 5/2021. As propostas devem estar inseridas nas seguintes áreas: Saúde; Tecnologia e Produção; e Cultura e Arte.

Edital nº 6/2021 busca dar continuidade ao Programa Mulheres Mil/IFRN, que tem por base a metodologia de Acesso, Permanência e Êxito, e contribuir com o desenvolvimento educacional, social e econômico de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Serão desenvolvidos quatro projetos que contemplarão, ao todo, 120 mulheres.

Com o objetivo de selecionar, ao todo, 32 projetos de Extensão voltados às áreas de Comunicação; Educação; Meio ambiente e Recursos Naturais; Saúde; Tecnologia e Produção; e Trabalho, o Edital nº 7/2021 contempla os 22 campi do IFRN. Cada projeto contará com uma bolsa de Extensão para discente, durante sete meses.

Com a finalidade de promover projetos de ação emergencial que contribuam socialmente com o contexto causado pela pandemia do novo coronavírus, o Edital nº 8/2021 tem como público-alvo prioritário e majoritário membros da comunidade externa ao IFRN, a fim de atender as demandas da sociedade.

Fruto de uma parceria entre a Proex e a Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri/IFRN), o Edital nº 9/2021 objetiva selecionar projetos de atividades de internacionalização, visando a troca de conhecimentos, saberes e experiências com a sociedade internacional, além de estimular o desenvolvimento projetos em parceria com a comunidade acadêmica internacional, com a qual o IFRN possui parcerias.

extensao
pesquisa