Pró-Reitoria de Ensino encerra agenda de visitas aos campi do IFRN

Próximo passo é o envio das propostas de alteração dos cursos por parte dos estudantes e servidores

Publicada por Max Praxedes em 02/10/2023 Atualizada há 9 meses

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), por meio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), realizou, durante o mês de setembro, visitas a todas as unidades de ensino da instituição. A ação teve o objetivo de promover diálogos sobre o processo de revisão das ofertas institucionais, principalmente sobre a minuta de diretrizes das ofertas dos cursos de nível médio integrado regular.

Disciplinas do ensino médio

De acordo com a professora Anna Catharina Dantas, pró-reitora de Ensino do IFRN, os estudantes têm enfrentado algumas dificuldades no quarto ano devido à carga horária intensa de disciplinas técnicas. Uma proposta em andamento é distribuir as disciplinas do ensino médio ao longo dos anos. A ideia foi recebida de forma positiva em todos os campi por onde a equipe gestora passou.

"Um dos principais focos que nós estamos dando nessa revisão é justamente ter disciplinas do ensino médio até o quarto ano para que eles consigam ter a formação técnica mais específica diluídas lá nos primeiros, segundos, terceiros e até um pouquinho no quarto ano, de modo que eles consigam fazer essa prática profissional, não acumulando tudo para o quarto ano, como é hoje", disse a gestora.

Encaminhamentos

Após as três semanas de visita aos campi, o próximo passo é o envio das propostas de alteração dos cursos por parte dos estudantes e servidores. A tendência é que os cursos continuem com quatro anos de duração, considerando as preferências dos estudantes. A revisão está sendo feita com foco no conforto e desenvolvimento dos alunos.

Nos dias 16 e 17 de outubro, a Proen, a Comissão Central de Revisão das Ofertas Educacionais e a Comissão Própria dos Cursos Técnicos Integrados Regulares estarão no Campus Parnamirim do IFRN, realizando um Fórum, que será transmitido pelo canal oficial do IFRN no Youtube: "Estamos organizando o Fórum, vamos ter o edital para desenvolvimento do fórum de validação, onde cada diretoria acadêmica terá uma delegação e cada delegação será composta pelo diretor acadêmico; pelo membro da equipe pedagógica; um professor de disciplinas técnicas; um professor de ensino médio; e um estudante de cada um dos cursos. Vamos ter o fechamento desse processo, que dá início aos ajustes e adequações que nós estamos fazendo nos nossos cursos técnicos", comentou Anna.

"Estamos confiantes de que vamos ter bastante êxito nesse processo. As visitas demonstraram um engajamento muito importante da comunidade, tanto de servidores quanto de estudantes, e isso tem sido bastante prazeroso e até emocionante em vários depoimentos que a gente colhe dos nossos estudantes. Foi muito especial e importante esse processo das visitas, que trouxe ainda mais certeza de que a gente está no caminho certo", finalizou a pró-reitora.

Integrado