Seleção 2014.1

Primeiros processos seletivos dos novos campi foram marcados pela tranquilidade

Para as próximas seleções o desafio será reduzir o número de faltosos

Publicada em 18/02/2014 Atualizada há 1 ano

Candidatos entrando para fazer a prova no Campus Ceará Mirim

Este domingo foi especial para os novos campi do IFRN - Ceará-Mirim, Canguaretama e São Paulo do Potengi.   Pela primeira vez eles abriram as portas para receberem os candidatos do primeiro processo seletivo dos cursos técnicos integrados do Instituto.   De acordo com os coordenadores da seleção nessas unidades, tudo transcorreu com tranquilidade, apesar do clima de ansiedade que tomou conta não só das três cidades, mas de todos os demais municípios vizinhos que passarão a contar com ensino técnico de qualidade mais perto.

Foi apostando na nova oportunidade que o estudante Cleverton Bezerra de Lima, 14 anos e morador do município de Taipu, compareceu ao Campus Ceará Mirim para fazer a prova, confiante no bom desempenho.  “Quero estudar no IFRN porque oferece um ensino de qualidade, aumentando as oportunidades de trabalho”, disse o jovem.

As provas do domingo foram marcadas também pela presença maciça dos familiares dos candidatos, que fizeram questão de dar todo o apoio moral para que eles realizassem uma boa prova.  A estratégia dos pais funcionou para a estudante Deívila Maíra Silva Rodrigues, que se mostrou segura e pronta para encarar o desafio das questões.  “Gosto de estudar e o IFRN será garantia de um futuro melhor, com uma carreira profissional e maiores chances de ingressar em uma universidade pública”, afirmou Deívila Maíra Silva Rodrigues, de 15 anos.

Dos 665 inscritos para disputar as 80 vagas do Curso Técnico Integrado de Informática do Campus Ceará Mirim, 571 compareceram para fazer a prova, numa abstenção de 14%.   Às 13h e 45min fecharam-se os portões. Três candidatos não conseguiram entrar no prédio por motivo de atraso e vão ter que esperar pelo ano que vem  para tentarem uma vaga na escola.

Em São Paulo do Potengi o dia de prova foi de chuva, mas ela não atrapalhou a realização da prova.  De acordo com o diretor acadêmico, prof. Rodrigo Vidal do Nascimento, o processo transcorreu com normalidade, com a participação de todos os servidores do Campus e também com a colaboração especial de alunos do Campus Santa Cruz, a quem ele agradece pelo apoio.

Segundo Rodrigo, o índice de abstenção entre os 451  inscritos nos três processos seletivos realizados – para os cursos técnico integrado em Edificações (40  vagas) e Meio Ambiente (40 vagas) e técnico subsequente (40 vagas) 12%.   “Houve muito erro na hora da inscrição – candidatos que deveriam se inscrever para a seleção do curso subsequente e que se inscreveu no integrado e vice-versa, além de outros erros que acabaram por inviabilizar a inscrição dessas pessoas”, explicou o professor, que espera que nos próximos processos esses problemas se reduzam consideravelmente.

Já no Campus Canguaretama, que obteve um total de 511 inscritos nos cursos técnico subsequente em Eventos (40 vagas) e técnico integrado em Informática (40 vagas), foi computado um percentual de 26% nos dois processos seletivos realizados.   O diretor-geral Valdelúcio Pereira Ribeiro acredita que uma maior divulgação acerca dos processos seletivos por parte não só do Instituto como das secretarias de Educação dos 10 municípios da região e principalmente um maior apoio logístico das prefeituras vão fazer diminuir o índice de faltosos nos próximos anos.  “Todos sabemos das dificuldades de transporte que enfrentam os moradores do interior.  Esperamos que daqui para a frente as prefeituras colaborem mais disponibilizando ônibus para trazer os candidados nos dias de provas”, concluiu o diretor.