Portal Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Norte

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Intercampi 2025

Primeiro dia de jogos tem disputas acirradas

Emoções e tensão nas quadras e arenas de Mossoró

Publicada por Jose Nascimento em 30/07/2025 Atualizada em 31 de Julho de 2025 às 10:24

O primeiro dia da fase final dos Jogos do IFRN (JIE) em Mossoró, nesta segunda-feira, 29 de julho, foi marcado por intensas competições e muita emoção. Atletas de diversas modalidades demonstraram talento e garra em quadras e arenas por toda a cidade. A programação se estendeu do início da manhã até a noite, com jogos de Voleibol, Handebol, Basquete, Futsal e Vôlei de Areia.

Os resultados completos de todas as modalidades estão disponíveis na página oficial do evento.

Ginásio da Ufersa

O dia começou cedo no Ginásio da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) com o Voleibol Feminino. Às 07h30, Currais Novos e Parelhas abriram as disputas, seguidas por Pau dos Ferros e Ceará Mirim às 08h30. Encerrando a manhã do vôlei feminino, CNAT e Lajes se enfrentaram às 09h30. As equipes entregaram lances emocionantes e muita garra em busca da vitória.

João Lucas Pinto Matias, professor de Educação Física do Campus Pau dos Ferros, afirmou que a participação nos jogos é "uma oportunidade gigantesca" para a integração e socialização de diferentes culturas do Rio Grande do Norte. Ele explicou que a equipe se preparou no período noturno, com 80% do grupo de atletas de seu campus alunos vindo do sítio, o que ele descreveu como "uma preparação bem exaustiva, mas que a gente tá aqui com uma garra, com a determinação de partilhar um pouco do que a gente treinou"

Volêi [foto de Marcílio França]
Volêi [foto de Marcílio França]

Na sequência, o Voleibol Masculino assumiu a quadra: Lajes e Pau dos Ferros jogaram às 10h30, seguidos por CNAT e Caicó às 11h30. Encerrando a rodada matutina, Parelhas e Zona Norte se enfrentaram às 12h30. Sabrina Xavier, atleta de vôlei e estudante do curso técnico em programação de jogos digitais no Campus Ceará-Mirim falou sobre a participação no Intercampi 2025: “Tem sido uma experiência muito especial estar em quadra representando o nosso campus. A energia dos jogos é diferente, tem muita troca com os outros estudantes e um clima de união que motiva a gente o tempo todo. Só de estar aqui, vivenciando isso com minha equipe, já vale muito a pena”.

Ginásio Pedro Cialirne

No Ginásio Pedro Cialirne, o Handebol também iniciou suas atividades pela manhã. Às 8h, as equipes femininas abriram as disputas: João Câmara e Canguaretama se enfrentaram, e às 9h, Currais Novos e Apodi entraram em quadra para suas primeiras partidas. Entre as atletas estava Débora, aluna do Campus João Câmara, cursando o terceiro ano em Eletrotécnica. A estudante expressou sua satisfação com a experiência no Intercampi, que considera “muito boa” e “muito gratificante”. “Tinha ouvido falar muito bem dos jogos antes. Daí, após um intenso período de treinamento em 2024 e 2025, chegamos em Mossoró buscando essa vitória”, disse.

Handebol [fotos de César Moura]
Handebol [fotos de César Moura]

Logo em seguida, o espaço recebeu as partidas de Handebol Masculino. Às 10h, João Câmara e Apodi mediram forças, e às 11h, Currais Novos e CNAT se enfrentaram. Para Jonas, estudante de Informática do Campus Currais Novos a experiência, “muito emocionante”, traz uma “dinâmica muito, muito, muito interessante” proporcionada pelo IFRN. O jovem considera a vivência “bem legal” e demonstra entusiasmo ao torcer por seu time. Jonas disse já ter participado do Intercampi em 2023, tanto na fase Regional e quanto na fase Nordeste, o que lhe rendeu “experiência” e “memórias muito boas” com amigos e novas conexões.

Handebol [fotos de César Moura]
Handebol [fotos de César Moura]

O ginásio, à tarde, voltou a receber jogos, desta vez com o Futsal Feminino. Às 14h, Pau dos Ferros e Parnamirim iniciaram as disputas, seguidas por Santa Cruz e CNAT às 15h. Aos 19 anos, outra Débora, essa estudante do último ano do curso de Mecatrônica no Campus Parnamirim, compartilhou sua experiência no futsal feminino em sua segunda participação no intercâmbio: “É algo incrível, apesar do natural nervosismo”, disse. Débora ressaltou a importância da confiança mútua no futsal, um esporte coletivo. “Embora nosso primeiro jogo atual tenha resultado em derrota, vejo a próxima partida como uma nova chance. “Estar aqui e poder aproveitar dessa experiência singular, especialmente por ser meu último ano, é algo maravilhoso e raro. Uma escola que inclui, que dá suporte e permite esse entrosamento como nos jogos? Só o IFRN mesmo!”, declarou.

Futsal [foto de César Moura]
Futsal [foto de César Moura]

Sua fala foi acompanhada pelo olhar cúmplice de Alison Batista, professor do Campus Parnamirim que treina a equipe de futsal feminino. O professor reconheceu o nervosismo e a ansiedade que afetaram o desempenho das atletas no primeiro jogo. “Está tudo bem. Após um diálogo construtivo com a equipe, nossa expectativa é a de um desempenho mais tranquilo e eficaz no próximo jogo, com menor pressão e ansiedade”, sentenciou.

Futsal [foto de César Moura]
Futsal [foto de César Moura]

Para encerrar a tarde no Pedro Cialirne, o Futsal Masculino entrou em quadra. Apodi e São Paulo do Potengi jogaram às 16h. CNAT e Ceará Mirim se enfrentaram às 17h, e Ipanguaçu e Caicó encerraram a programação do futsal às 18h. Pedro Henrique, estudante de Química no quarto ano do Campus Apodi, vivencia sua terceira experiência no Intercampi de uma maneira inesperada. Devido a uma lesão no joelho, ele agora atua como auxiliar técnico da equipe. Pedrinho, como é chamado, Ele descreveu os jogos do Intercampi como uma “vivência espetacular”, superando todas as suas participações anteriores em jogos escolares: “É uma grande satisfação poder contribuir com a equipe, mesmo não estando em quadra”, destacou.

Ginásio do IFRN

No período da tarde, o Ginásio do IFRN foi palco das disputas do Basquete Masculino. Às 14h, São Paulo do Potengi e Santa Cruz abriram a rodada. Parnamirim e CNAT jogaram às 15h e Lajes e Ipanguaçu encerraram a sequência às 16h. Para Beatriz Barreto, atleta estreante de basquete e aluna do curso de Controle Ambiental do Campus Natal-Central, as expectativas para as partidas estão altas. “Eu espero que a gente possa vivenciar jogos interessantes e levar a vitória para casa. Acredito que, com o esforço do nosso time, somos capazes de alcançar nosso título e experienciar boas partidas que serão, acima de tudo, respeitosas”, declarou a esportista.

Basquete [foto de Nivaldo Fonseca]
Basquete [foto de Nivaldo Fonseca]

Ao longo de cada set, o basquete entregou enterradas e arremessos de três pontos que levantaram a torcida. Luis Medeiros, torcedor e aluno do curso de Meio Ambiente do Campus Mossoró, se mostrou entusiasmado com os jogos do primeiro Intercampi que está assistindo. “Está sendo uma experiência incrível. Espero assistir muitos outros jogos, conhecer mais desse evento e participar como atleta nos meus próximos anos de IFRN”, contou o estudante.

Arena IFRN

Na Arena IFRN, também localizada no Campus Mossoró, o Vôlei de Areia Feminino iniciou suas disputas no final da tarde. Lajes e João Câmara jogaram às 16h, e Nova Cruz e Ceará Mirim se enfrentaram às 16h50. Para Paula Nunes, professora de Educação Física do Campus Nova Cruz, os jogos constituem um evento que abrilhanta o IFRN, representam confraternização do esporte dentro da instituição, e contribuem para a formação estudantil. “Acima de tudo, o esporte é educação dentro dessa perspectiva informativa da nossa instituição. Mais importante do que o placar final, são as experiências dos nossos alunos que ficam na memória para sempre, com certeza”, afirmou a educadora.

Volêi de areia [foto de Nivaldo Fonseca]
Volêi de areia [foto de Nivaldo Fonseca]

No mesmo sentido, Rodrigo Aniceto, professor da mesma unidade, corroborou o entendimento. “Os Jogos Intercampi têm um papel fundamental na formação dos alunos, no processo de sociabilização, de coletividade, de cooperação, e de compreender o processo competitivo que extrapola os muros da formação escolar”, destacou o docente. Ao final da tarde, às 17h40, Pau dos Ferros e Parelhas encerraram a rodada, sendo a quadra de areia palco de muita técnica e agilidade.

Para fechar a programação do dia, o Vôlei de Areia Masculino entrou em cena na Arena IFRN. CNAT e João Câmara jogaram às 18h30. Atleta do IFRN Campus João Câmara e estudante do curso de Informática, Andrier Victor informou altas expectativas para as partidas. “Até agora, estou vivendo uma experiência incrível, com grandes oportunidades de jogo e, também, de revelar novos atletas. Minha expectativa é de chegar ao pódio e conquistar o primeiro lugar”, revelou o jogador de vôlei.

Professora de Educação Física recém chegada ao Campus João Câmara, Letícia Almeida ressaltou a importância do esporte escolar na formação educacional e pessoal dos atletas. “Podemos observar em eventos esportivos como os Jogos Intercampi aquilo que o IFRN mais preza: a formação integral do aluno. Enquanto educadores, almejamos a questão da educação dentro do esporte, de forma a contribuir para a construção de valores humanos para além da competição”, declarou.

Volêi de areia [foto de Nivaldo Fonseca]
Volêi de areia [foto de Nivaldo Fonseca]

A educadora trouxe à tona também o árduo caminho trilhado até a chegada da equipe na competição. “Cada estudante com sua realidade e suas características se empenham bastante para chegar até aqui. Por isso, espero que todos percebam que, ao final, o esporte é para a vida, independentemente de ganhar ou não”, afirmou a servidora.

Por fim, Lajes e Parelhas se enfrentaram às 19h20, e Macau e Caicó encerraram as atividades do dia às 20h10.

*Reportagem colaborativa:

Textos: Ana Moreira, Cleyton Nascimento e Max Praxedes; fotos: César Moura, Marcílio França e Nivaldo Fonseca.

Mais informações

Mais registros fotográficos

Palavras-chave:
Mossoró Intercampi 2025