NATAL-CENTRAL

Engenharia de Energia: primeira turma formada no IFRN cola grau

Evento aconteceu no dia 14/06 em celebração virtual

Publicada em 16/06/2021 Atualizada há 1 ano

IFRN formou sua primeira turma de Engenharia

No dia 14 de junho de 2021 Campus Natal-Central (CNAT) do IFRN realizou a solenidade de Colação de Grau do Curso Superior de Engenharia de Energia 2020.2. O evento marcou a conclusão da primeira turma de Engenharia do CNAT, assim como do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. O curso é vinculado à Diretoria Acadêmica de Indústria (Diacin).

A mesa de honra virtual, através da plataforma Microsoft Teams, recebeu a presença do reitor do Instituto, professor José Arnóbio de Araújo Filho; do diretor-geral do CNAT, professor Jonas Gonzales Lemos; do diretor de Ensino, professor Plácido de Souza Neto; do diretor acadêmico da área de Indústria, professor Gilson Garcia; do coordenador do curso de Engenharia de Energia e paraninfo da turma, professor Jacques Cousteau Borges; e do patrono da área, professor José Adriano da Costa.

Com a formação da mesa de honra e da abertura do evento, houve a entrada virtual dos concluintes do Curso Superior e, logo após, a escuta do Hino Nacional. Em seguida, a solenidade prosseguiu com o juramento protocolar realizado pelo concluinte Hugo Gomes Ribeiro, seguido de juramento coletivo de todos os demais formandos: “Invocando o nome de Deus e o testemunho de todos aqui presentes, prometo exercer, com dignidade, amor e respeito à lei e aos princípios éticos, a profissão que escolhi, dedicando-me ao serviço do meu país e da humanidade, assim prometo.”

Gabriel Ramon, outro concluinte, foi convidado a fazer o requerimento da concessão do diploma de engenheiro à sua turma. A concessão do grau, realizada pelo reitor e pelo diretor do Campus Natal-Central, foi seguida de aplausos. O estudante laureado da turma foi o engenheiro graduado, Thales Henrique Barros Cardoso.

Discursos

No evento, agradecimentos, homenagens e retrospectivas marcaram as falas e discursos realizados por alunos e gestores. Entre esses, o recém-formado e orador da turma, Mateus Batista de Almeida, que ressaltou sentimentos de gratidão e dever cumprido: “Em nome de todos os formandos, gostaria de agradecer, pois hoje finalizamos mais um ciclo em nossas vidas. A primeira frase que gostaria de ressaltar é: graças a Deus, por conseguirmos finalizar esse ciclo em nossa vida acadêmica. A todos os professores que participaram com empenho em nossas vidas, deixamos o nosso sincero obrigado por toda a dedicação. Enxergamos não apenas professores, mas sim amigos e exemplos que vamos seguir; em especial, gostaria de agradecer ao professor Cousteau, por tudo o que o senhor fez por nós, o senhor foi fundamental para o nosso sucesso.”

Quem igualmente demonstrou ânimo e gratidão em seu discurso emocionado foi o também engenheiro, diretor do Campus Natal-Central, professor Jonas Lemos. Ele enfatizou que vitória é conseguir concluir um curso na área tecnológica, especialmente na Engenharia e no Campus mais antigo do IFRN: “Tenho certeza e absoluta convicção que todo esse aparente sofrimento também vai servir de guia, caminho e rumo para o futuro que vocês escolherem lá na frente. Eu gostaria sinceramente de vê-los ao nosso lado, para que a gente possa entregar o bastão, para que vocês sigam essa história centenária, reconhecida no mundo inteiro e muito prestigiada no Brasil. O IFRN passa por um momento muito difícil, mas temos uma Instituição firme, forte, vocacionada para prestar serviço à nossa comunidade, para formar profissionais de altíssimo nível. Desejo muita sorte nesse novo ciclo.”

E foi essa trajetória que foi relembrada e aplaudida pelo reitor, professor José Arnóbio de Araújo Filho. Em seu discurso de encerramento, deu ênfase ao marco histórico de ser esse o primeiro curso de Engenharia do IFRN, ressaltando todos os desafios impostos pela “ousadia” desse pioneirismo: “Primeiro, queria, antes de parabenizá-los, agradecer por vocês acreditarem nessa Instituição centenária, no desafio de um novo curso, primeira Engenharia do IFRN. Quando temos um curso novo, a ousadia é maior ainda. Quero parabenizar os nossos engenheiros que, junto com Ernesto, compõem os primeiros engenheiros do IFRN. Vocês fazem parte dessa história, vocês colocaram os nomes de vocês na história.”

servidores