NATAL-CENTRAL
Engenharia de Energia: primeira turma formada no IFRN cola grau
Evento aconteceu no dia 14/06 em celebração virtual
Publicada em 16/06/2021 ― Atualizada em 30 de Março de 2023 às 00:45

No dia 14 de junho de 2021 Campus Natal-Central (CNAT) do IFRN realizou a solenidade de Colação de Grau do Curso Superior de Engenharia de Energia 2020.2. O evento marcou a conclusão da primeira turma de Engenharia do CNAT, assim como do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. O curso é vinculado à Diretoria Acadêmica de Indústria (Diacin).
A mesa de honra virtual, através da plataforma Microsoft Teams, recebeu a presença do reitor do Instituto, professor José Arnóbio de Araújo Filho; do diretor-geral do CNAT, professor Jonas Gonzales Lemos; do diretor de Ensino, professor Plácido de Souza Neto; do diretor acadêmico da área de Indústria, professor Gilson Garcia; do coordenador do curso de Engenharia de Energia e paraninfo da turma, professor Jacques Cousteau Borges; e do patrono da área, professor José Adriano da Costa.
Com a formação da mesa de honra e da abertura do evento, houve a entrada virtual dos concluintes do Curso Superior e, logo após, a escuta do Hino Nacional. Em seguida, a solenidade prosseguiu com o juramento protocolar realizado pelo concluinte Hugo Gomes Ribeiro, seguido de juramento coletivo de todos os demais formandos: “Invocando o nome de Deus e o testemunho de todos aqui presentes, prometo exercer, com dignidade, amor e respeito à lei e aos princípios éticos, a profissão que escolhi, dedicando-me ao serviço do meu país e da humanidade, assim prometo.”
Gabriel Ramon, outro concluinte, foi convidado a fazer o requerimento da concessão do diploma de engenheiro à sua turma. A concessão do grau, realizada pelo reitor e pelo diretor do Campus Natal-Central, foi seguida de aplausos. O estudante laureado da turma foi o engenheiro graduado, Thales Henrique Barros Cardoso.
Discursos
No evento, agradecimentos, homenagens e retrospectivas marcaram as falas e discursos realizados por alunos e gestores. Entre esses, o recém-formado e orador da turma, Mateus Batista de Almeida, que ressaltou sentimentos de gratidão e dever cumprido: “Em nome de todos os formandos, gostaria de agradecer, pois hoje finalizamos mais um ciclo em nossas vidas. A primeira frase que gostaria de ressaltar é: graças a Deus, por conseguirmos finalizar esse ciclo em nossa vida acadêmica. A todos os professores que participaram com empenho em nossas vidas, deixamos o nosso sincero obrigado por toda a dedicação. Enxergamos não apenas professores, mas sim amigos e exemplos que vamos seguir; em especial, gostaria de agradecer ao professor Cousteau, por tudo o que o senhor fez por nós, o senhor foi fundamental para o nosso sucesso.”
Quem igualmente demonstrou ânimo e gratidão em seu discurso emocionado foi o também engenheiro, diretor do Campus Natal-Central, professor Jonas Lemos. Ele enfatizou que vitória é conseguir concluir um curso na área tecnológica, especialmente na Engenharia e no Campus mais antigo do IFRN: “Tenho certeza e absoluta convicção que todo esse aparente sofrimento também vai servir de guia, caminho e rumo para o futuro que vocês escolherem lá na frente. Eu gostaria sinceramente de vê-los ao nosso lado, para que a gente possa entregar o bastão, para que vocês sigam essa história centenária, reconhecida no mundo inteiro e muito prestigiada no Brasil. O IFRN passa por um momento muito difícil, mas temos uma Instituição firme, forte, vocacionada para prestar serviço à nossa comunidade, para formar profissionais de altíssimo nível. Desejo muita sorte nesse novo ciclo.”
E foi essa trajetória que foi relembrada e aplaudida pelo reitor, professor José Arnóbio de Araújo Filho. Em seu discurso de encerramento, deu ênfase ao marco histórico de ser esse o primeiro curso de Engenharia do IFRN, ressaltando todos os desafios impostos pela “ousadia” desse pioneirismo: “Primeiro, queria, antes de parabenizá-los, agradecer por vocês acreditarem nessa Instituição centenária, no desafio de um novo curso, primeira Engenharia do IFRN. Quando temos um curso novo, a ousadia é maior ainda. Quero parabenizar os nossos engenheiros que, junto com Ernesto, compõem os primeiros engenheiros do IFRN. Vocês fazem parte dessa história, vocês colocaram os nomes de vocês na história.”
- Palavras-chave:
- ensino servidores