extensão
Primeira fase do projeto “Clube do Instalador” tem 300 inscritos
Iniciativa tem alunos e ex-alunos dos campi Natal-Central, Zona Norte, São Gonçalo, São Paulo do Potengi e Mossoró
Publicada em 02/10/2019 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 23:54

O projeto “Clube do Instalador”, realizado no Campus Natal-Central (Cnat) do IFRN, teve 300 alunos inscritos em sua primeira fase. A iniciativa visa perceber o desenvolvimento de sistemas de acompanhamento discente e de egressos, como mecanismo de melhorias no processo de ensino-aprendizagem institucional. Com três etapas nas versões anteriores, o "Clube do Instalador" passou a ter cinco fases nesta edição do projeto.
Neste ano, a iniciativa teve inscrições de alunos e ex-alunos dos cinco campi do IFRN: Natal-Central, Natal-Zona Norte, São Gonçalo do Amarante, São Paulo do Potengi e Mossoró. Com competências teóricas e práticas, a competição terá como mecanismos de avaliação a análise do índice de acertos das provas, a compreensão de projetos e o desempenho das habilidades práticas dos participantes, em cada uma de suas etapas.
A competição será dividida em fases com caráter eliminatório, sendo elas:
Data | Etapa |
---|---|
26/10 | Prova objetiva |
10/10 | Prova prática em grupo desenvolvida nas Instalações do Campus Natal-Central |
24/10 e 14/11 | Prova Kahoot em grupo onde envolverá também "Metodologias Ativas" através da utilização da Modelagem BIM |
28/11 | Prova prática individual desenvolvida nos laboratórios de Instalações, seguida da grande final |
05/11 | Fase classificatória com prova oral, na qual os três melhores classificados nesta fase responderão perguntas sobre os assuntos das disciplinas de Instalações Elétricas, Instalações Hidrossanitárias e Instalações de Segurança. |
De acordo com o professor e coordenador da iniciativa, Alfredo Neto, “o Clube do Instalador apresenta uma nova estratégia educacional, que tem como meta melhorar o processo de aprendizagem para aprimorar o planejamento institucional, no que se refere ao ensino". Segundo ele, a prática de ensino aplicada apresenta "a capacidade de promover uma aprendizagem significativa, fomentando um grande interesse por parte dos alunos, que buscam os conhecimentos mesmo fora dos horários das aulas”.