Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Consup

Presidentes do Conselho Superior prestam homenagem aos 112 anos do IFRN

Solenidade aconteceu durante reunião desta sexta (24). Conselheiros receberam certificado de deferência

Publicada em 24/09/2021 Atualizada há 1 ano

A reunião do Conselho Superior do IFRN (Consup/IFRN) desta sexta-feira (24) começou de uma maneira especial: com homenagem aos 112 anos da Instituição, prestada pelos presidentes do Conselho. As homenagens foram estendidas aos presidentes e às conselheiras e aos conselheiros. O momento foi promovido pelo Núcleo para Fortalecimento da Imagem Institucional do IFRN, coordenado pela redatora Patrícia Mesquita, da Assessoria de Comunicação Social e Eventos (Asce/IFRN).

A secretária do Consup/IFRN, a servidora Carol Helena de Góis, foi responsável pelo cerimonial da ocasião, que contou com o relato da história do IFRN, fala dos presidentes do Conselho e menção ao certificado de deferência entregue aos conselheiros das duas últimas formações: 2019 a 2021 e 2021 a 2023. 

A solenidade precedeu a reunião que debateu, durante todo o dia, a minuta das diretrizes pedagógicas ao retorno do ensino misto provisório. Durante o cerimonial, foram registrados os nomes de todos os servidores que já presidiram o conselho: professor Luiz Carlos Abbott Galvão (In Memorian); professor Vauban Bezerra De Farias (In Memorian); Arnaldo Arsênio De Azevedo (In Memorian); professor Marcondes Mundim Guimarães; professora Luzia Vieira De França; professor Francisco Das Chagas de Mariz Fernandes; professor Getúlio Marques Ferreira; professor Sérgio Luiz Alves De França; professor Belchior De Oliveira Rocha; professor Wyllys Abel Farkatt Tabosa; professor José Arnóbio De Araújo Filho.

Os discursos tiveram início pelo professor Fellipe Aleixo, do Campus Natal-Central, representando as conselheiras e os conselheiros. “Começo saudando os nossos eternos comandantes, como também todos os servidores e alunos que formam esta casa. Momento importante para resgatar os valores institucionais que tanto nos esforçamos para resguardar e buscar caminhos profícuos para nossa instituição, que enfrenta tantos desafios”, declarou.

Confira trechos dos discursos dos presidentes do Conselho presentes à solenidade:

“Estamos em festa. Momento ímpar de indizível felicidade. Um dia de júbilo e ação de graças para todos nós. Como é gratificante olharmos para trás e dizer: Deus conduziu esta fantástica história, unindo num mesmo ideal tantas pessoas comprometidas com a vida, com o outro.” 

Marcondes Mundim Guimarães

“A instituição precisa chegar aos 113, aos seus 120 com a mesma força de vontade, com a mesma juventude que tem hoje e superando as dificuldades. [...] Muitas vezes nós nos limitamos no poder de transformação que nós temos, nós como professores, nós como gestores. A minha fala é no sentido de que não se limitem. Os senhores gestores, os senhores alunos, precisamos mais, nesse momento mesmo, ser mais fortes, é ter mais coragem, é querer mais.”

Francisco das Chagas Mariz Fernandes  

“A reflexão vem em cima de uma pergunta aos conselheiros, a todos: vocês têm ideia de o porquê dessa instituição chegar a essa idade, 112 anos? O porquê disso, qual é a essência disso? Essa pergunta leva a uma resposta que ela é única, que ela é convergente. Essa Instituição conseguiu sobreviver todo esse tempo porque ela teve a capacidade de ler cenários, de compreender contextos e conseguiu se adaptar, conseguiu se estruturar a esses novos cenários que foram surgindo ao longo da história”

Sérgio França 

“Isso tudo só é possível graças a um fator fundamental: as pessoas que fizeram, fazem e que farão essa Instituição nos próximos anos. Certamente outros virão para continuar construindo essa obra que é inacabada. Toda escola, Mariz sempre falava isso, que diz que não tem mudança, que está pronta, ela já está acabada por princípio, ela não pode ser assim e não será e nunca foi. Basta ver a historicidade, de um grupo de pouco mais de 30 estudantes para mais de 40 mil”. 

Wyllys Farkatt Tabosa 

“Se a gente já tinha um desafio enorme, com essa pandemia esse desafio vai crescer de forma exponencial. E mais do que nunca precisamos ter homens e mulheres, jovens, aposentados, cada um de nós envolvidos para o desenvolvimento da nossa Instituição. [...] Quero agradecer a cada um dos conselheiros do Consup que, durante um momento muito triste da nossa história, desempenharam um papel fundamental para a manutenção da democracia nessa Instituição de ensino. Viva o IFRN e a contribuição de cada um de nós!”

José Arnóbio

 

Confira a reunião na íntegra no canal do YouTube IFRN Oficial