Pesquisa e Inovação
Prêmio Jovem Cientista: reunião define campanha de estímulo à participação do IFRN
Iniciativa incentiva o envolvimento de estudantes e pesquisadores
Publicada por Jose Nascimento em 19/03/2025 ― Atualizada em 19 de Março de 2025 às 12:38
O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) recebeu na Reitoria, no dia 18 de março, a visita de Vanessa Ronchi, coordenadora do Prêmio Jovem Cientista (PJC) pela Fundação Roberto Marinho. Durante o encontro, Vanessa apresentou a iniciativa e convidou a instituição a divulgar e incentivar a participação de seus estudantes e pesquisadores na premiação.
A reunião também contou com a presença de Gabriel Alves Vasiljevic Mendes, pesquisador doutor do Instituto Santos Dumont e terceiro colocado na categoria "Mestres e Doutores" do Prêmio Jovem Cientista 2025. A pesquisa de Gabriel, sobre interfaces cérebro-computador, está ampliando o acesso à tecnologia assistiva para pessoas com deficiência e promovendo maior inclusão tanto no Sistema Único de Saúde (SUS) quanto no cenário global.
Reunião
Representando o IFRN, participaram a coordenadora de Pós-Graduação em substituição ao pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Francinaide Nascimento, o diretor de Inovação Tecnológica, João Teixeira, e o assessor de Empreendedorismo Inovador, Jorge Rabelo.
Para Francinaide Nascimento, "O IFRN tem boas condições de submeter projetos em massa ao Prêmio Jovem Cientista, considerando o impacto social e tecnológico dessas pesquisas, além do grande número de estudantes com envolvimento em atividades científicas." Já para João Teixeira, “A parceria com o Prêmio Jovem Cientista é essencial para dar maior visibilidade aos nossos jovens pesquisadores e seus projetos, muitos deles voltados para atender demandas reais da sociedade, garantindo que essas iniciativas sejam efetivamente implantadas e beneficiem a população."
Envolvimento
Como encaminhamento da reunião de apresentação, o IFRN deu início a uma campanha de estímulo a estudantes e pesquisadores à participação no Prêmio Jovem Cientista 2025, iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O prêmio, que há mais de 40 anos estimula talentos na ciência, busca reconhecer e apoiar estudantes do ensino médio, graduação e pesquisadores com até 40 anos que desenvolvem soluções inovadoras para desafios brasileiros. Instituições de ensino com maior número de projetos qualificados também recebem premiação de R$ 40.000.
O prêmio contempla pesquisas voltadas para o desenvolvimento sustentável e inovação, incluindo temas como:
- Soluções sustentáveis para o uso de recursos naturais na escola e na comunidade;
- Tecnologias digitais e aplicativos para o monitoramento ambiental e climático;
- Educação ambiental e prevenção de desastres;
- Desenvolvimento de produtos sustentáveis a partir de resíduos;
- Agricultura sustentável e adaptação às mudanças climáticas; e
- Impactos das mudanças climáticas na saúde e bem-estar.
Participação e premiação
Podem participar do Prêmio:
- Estudantes do Ensino Médio, até 25 anos, e do Ensino Superior, até 30 anos, com matrícula regular em uma instituição de ensino;
- Pesquisadores com Mestrado ou Doutorado, com menos de 40 anos; e
- Orientadores que acompanham os projetos vencedores.
O Prêmio Jovem Cientista 2025 tem prêmios em dinheiro de até R$ 35.000 para pesquisadores e estudantes; bolsas de estudo do CNPq para e laptops para estudantes do ensino médio e seus docentes orientadores;
As inscrições vão até 31 de julho de 2025, pelo https://jovemcientista.cnpq.br/projeto/premio-jovem-cientista.
Os trabalhos serão avaliados entre agosto e outubro, e os vencedores serão anunciados em novembro de 2025 e as pessoas participantes podem acessar cursos gratuitos para aprimorar seus projetos científicos.
Acesse
- Palavras-chave:
- Pesquisa Propi Inovação Prêmio Jovem Cientista Ditec