Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero está com inscrições abertas até dia 16

Concurso de redação e artigos científico premiará os melhores trabalhos

Publicada em 05/09/2011 Atualizada há 1 ano

As inscrições para o 7º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero estão abertas até o dia 16 de setembro e pode ser feitas no site www.igualdadedegenero.cnpq.br. Instituído em 2005, o prêmio é uma iniciativa da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), em parceria com Ministério da Educação (MEC), Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a ONU Mulheres.

Estimular e fortalecer a reflexão crítica e a pesquisa acerca das desigualdades existentes entre homens e mulheres, contemplando suas intercessões com as abordagens de classe social, geração, raça, etnia  e sexualidade no campo dos estudos das relações de gênero, mulheres e feminismos estão entre os objetivos da iniciativa.

Serão oferecidas premiações em cinco categorias:

  • Artigos Científicos -  Mestre e Estudante de Doutorado.
  • Artigos Científicos - Graduado, Especialista e Estudante de Mestrado.
  • Artigos Científicos - Estudante de Graduação.
  • Concurso de redação -  Estudante do Ensino Médio.
  • Escola Promotora da Igualdade de Gênero: podem concorrer escolas públicas ou privadas  reconhecidas  pelo MEC que tenham desenvolvido em 2010/2011 ou que estejam desenvolvendo em 2011 projetos e ações pedagógicas na comunidade escolar para a promoção da igualdade do gênero.
 

Além da premiação, em dinheiro e computadores, concedida pela SPM e MEC, no valor total de R$325 mil, divididas entre todas as categorias e etapas nacional e estadual, o CNPq concederá às(aos) agraciadas(os) bolsas de Iniciação Científica Júnior, Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, no valor total de R$246 mil.

O estudante Lucas Marcelino dos Santos, do curso técnico integrado em Informática , Campus Natal-Central, foi um dos vencedores da etapa estadual do Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero 2009, na categoria estudante de ensino médio.

Lucas concorreu à 5ª edição prêmio com a redação “O dia M” e naquela oportunidade foi premiado com um computador durante as comemorações de aniversário do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).