Campus Pau dos Ferros

Prêmio Capes de Tese premia professor do IFRN

Evandro Gonçalves Leite recebeu menção honrosa na área de Linguística e Literatura

Publicada em 06/10/2020 Atualizada há 1 ano

"Esse prêmio tem um significado muito especial em minha trajetória acadêmica e profissional", disse Evandro

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou, na quinta-feira, 1º de outubro, o resultado do Prêmio Capes de Tese – edição 2020. A lista de premiados trouxe uma grata surpresa para Evandro Gonçalves Leite, professor do IFRN: uma menção honrosa, na área de Linguística e Literatura, pela tese “Letramentos acadêmicos na iniciação científica de alunos de ensino médio do Campus Pau dos Ferros do IFRN”. Defendida em 2019, a tese trata de práticas de letramento acadêmico vivenciadas na iniciação científica de estudantes de ensino médio, assim como conhecimentos construídos por eles em decorrência desses usos da leitura e da escrita.

Evandro concluiu seu doutoramento junto ao Programa de Pós-graduação em Letras (PPGL), no Campus Avançado Pau dos Ferros da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). O trabalho aborda práticas de leitura e escrita acadêmica vivenciadas por alunos de ensino médio na execução de projetos de iniciação científica no Campus Pau dos Ferros. Durante sua pesquisa, o professor e pesquisador disse ter buscado refletir sobre práticas de leitura e escrita acadêmica e iniciação científica num ambiente diferente do ensino superior, no qual elas são tradicionalmente desenvolvidas e estudadas. “Desse modo, foram construídas interpretações sobre o objeto que podem auxiliar educadores, pesquisadores e instituições na compreensão, no planejamento e/ou no desenvolvimento dessa prática”, declarou.

Prêmio Capes

“A Menção Honrosa recebida no Prêmio Capes de Tese tem um significado muito especial em minha trajetória acadêmica e profissional, tanto pelo reconhecimento do valor acadêmico e social de minha tese, quanto da contribuição que ela pode oferecer ao meu local de atuação profissional, o Campus Pau dos Ferros do IFRN, que foi o campo de minha pesquisa. Impossível não agradecer a colaboração de muitas pessoas e instituições, entre elas a Uern e o IFRN, em especial o meu campus”, celebrou o professor Evandro.

A tese está depositada no Portal Uern.

servidores