Dia do Servidor Público
Pós-Doutor em Qualidade de Vida fala aos servidores da Reitoria
Palestra mostra a importância do assunto para o ambiente de trabalho
Publicada em 29/10/2013 ― Atualizada há 1 ano, 7 meses
Para marcar o início das atividades comemorativas ao Dia do Servidor na Reitoria do IFRN, servidores assistiram a uma palestra intitulada “O papel do servidor na sua qualidade de vida no ambiente de trabalho”, proferida pelo professor José de Arimatés de Oliveira, professor do Departamento de Administração da UFRN, pós-doutor em Qualidade de Vida no Trabalho.
Para começar ele falou brevemente sobre a sua experiência de servidor público como aquele que busca a sua própria qualidade de vida, assim como a de seus colegas. Em seguida, refletiu sobre o que é preciso para ter qualidade de vida, mas ressaltando que ela é subjetiva, valorativa e está relacionada aos objetivos de cada indivíduo.
No âmbito organizacional, a Qualidade de Vida foi apresentada em duas óticas: a assistencialista e a preventiva. A primeira delas consiste em desenvolver ações com objetivo de aumentar a resistência física e mental do trabalhador, tais como ginástica laboral, massagens e incentivo à atividades culturais (dança e coral, por exemplo). A adesão inicial pode ser boa, mas de acordo com o professor José de Arimatés, geralmente tende a declinar com o tempo e gerar desmotivação. Ou seja, é paliativa, pois não atua na causa do problema no trabalho. Por outro lado, a preventiva se torna mais eficaz por ser mais abrangente, com gestores e subordinados envolvidos em conjunto a fim de que o trabalho proporcione sentimentos agradáveis de bem estar, com harmonia, prazer, amizade, segurança, participação, reconhecimento, entre tantos outros.
Para concluir, o professor José de Arimatés falou sobre a visão biopsicossocial do ser humano, que engloba os seguintes fatores: biológico, psicológico, social e organizacional. E acrescenta um que, segundo ele é de grande valia: o espiritual. E acrescenta que a vida é sustentada por quatro pilares: amigos, família, ócio e trabalho, devendo existir um equilíbrio entre eles, uma vez que cada um tem a sua importância. Esse é o caminho da Qualidade de Vida.
- Palavras-chave:
- servidores