São Gonçalo do Amarante

Curso "Tecnologia em Redes de Computadores" é reconhecido pelo MEC

Reconhecimento foi publicado no Diário Oficial de 4 de junho de 2020

Publicada em 08/06/2020 Atualizada há 1 ano

Laboratório Didático de Redes de Computadores - referência em infraestrutura no Brasil

Na última quinta-feira (4), o a publicação do Diário Oficial da União teve uma recepção diferente para a comunidade acadêmica do Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN. Nele, a Portaria nº 159 do Ministério da Educação reconhece o Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores, ofertado pelo campus desde 2016.

A notícia foi recebida com grande alegria pela comunidade. A professora Iria Cosme, coordenadora do curso, destacou a importância do reconhecimento e fez agradecimentos: "É uma valiosa conquista para todos nós do IFRN, especialmente para nosso Campus, o qual ganha mais um curso qualificado e reconhecido, que forma profissionais inovadores, éticos e capazes de impulsionar o desenvolvimento econômico da região de São Gonçalo e Grande Natal”, sentenciou.

O curso

Inserido no eixo tecnológico de Informação e Comunicação, o curso foi aprovado por resolução do Conselho Superior do IFRN em 2012. O profissional egresso do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores deve ser capaz de processar informações, ter senso crítico e ser capaz de impulsionar o desenvolvimento econômico da região, integrando formação técnica à cidadania. Em 2018, a graduação alcançou conceito 4 (numa escala de 1 a 5) na avaliação MEC. Para Iria, a avaliação de 2018 e o reconhecimento de 2020 são frutos de “uma equipe de professores qualificados, de um acervo atualizado e com acesso remoto, do incentivo à pesquisa e à extensão, e da participação dos alunos na constante atualização do curso. Sem o apoio de todos (técnicos administrativos, professores, alunos e a gestão do Campus), não teríamos conseguido. Cada um colaborou a seu modo. Foi lindo o trabalho que desempenhamos juntos", disse a professora.

Estrutura e Reconhecimento

O Laboratório Didático de Redes de Computadores (Ladir) instalado no campus, é referência em todo Brasil, tendo obtido o segundo lugar na categoria Infraestrutura do Prêmio ARede Educa na 9ª edição do evento, em 2016. Sua estrutura possibilita que a teoria seja associada à prática nas disciplinas técnicas ministradas durante os três anos da graduação.

O reconhecimento do curso pelo Ministério da Educação é condição necessária para validação nacional do diploma de nível superior; o diploma permite ao profissional fazer registro no conselho da profissão, prestar concursos públicos que exijam nível superior, além de ser critério de avaliação no mundo do trabalho, que escolhe os candidatos de acordo com seus currículos.

Com informações do Portal do MEC

Portaria nº 159, Ministério da Educação