Comunicação e serviços
Portal IFRN completa dois anos com mais de 16 milhões de visualizações e lança pesquisa de satisfação
24 meses de inovação e aprimoramento contínuo
Publicada por Jose Nascimento em 14/02/2025 ― Atualizada em 17 de Fevereiro de 2025 às 11:53
No dia 28 de março de 2025, o Portal do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) completa dois anos de uso efetivo, consolidando-se como um dos principais canais de comunicação e serviços da instituição. Desde seu lançamento, a plataforma já registrou 16.526.272 visualizações, 2.148.715 usuários ativos e 2.840.491 downloads de arquivos, números que refletem a forte adesão da comunidade acadêmica e do público externo.
Para garantir a melhoria contínua do Portal IFRN, uma pesquisa de satisfação – que é aberta a todos os públicos – está sendo realizada com o objetivo de identificar pontos positivos e desafios da plataforma, contribuindo para um ambiente digital mais intuitivo, inclusivo e eficiente. A pesquisa coletará dados sobre usabilidade, acessibilidade, qualidade da informação e eficiência dos serviços. Os resultados serão analisados para embasar estratégias de aperfeiçoamento e alinhamento às necessidades reais da comunidade.
Para ampliar o acesso à pesquisa, a união de ações da Diretoria Sistêmica de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ditic), da Diretoria de Comunicação Institucional (Dici) e da Unidade de Gestão de Integridade (UGI) criou uma estratégia que envolve o e-mail institucional, o Suap, as mídias sociais, a imprensa potiguar e o próprio portal para permitir que o alcance seja o maior possível.
Histórico e impacto
Desde sua criação, o Portal passou por diversas melhorias, fruto de um planejamento cuidadoso e de investimentos estratégicos em tecnologia. Fábio Gomes, integrante da equipe de TI, que esteve envolvido no desenvolvimento da plataforma, relembra o processo de construção e a importância do avanço tecnológico para a instituição: "Começamos a pensar no novo Portal do IFRN há muitos anos. Precisávamos de uma tecnologia melhor, de uma estrutura mais robusta e de capacidade para implementar melhorias contínuas. O sistema que utilizamos nos garantiu tudo isso. Depois de muitos anos tentando priorizar o novo portal como demanda institucional, passamos para o planejamento de fato de como ele seria. Foram cerca de três anos de planejamento e desenvolvimento, que resultaram no lançamento do novo Portal em março de 2023. Hoje, temos orgulho de dizer que ele já melhorou bastante desde então e ainda vai melhorar mais".
A evolução da plataforma também foi um trabalho da Comunicação Institucional. Max Praxedes, que esteve na equipe ligada ao desenvolvimento do Novo Portal, destaca o esforço coletivo para oferecer uma ferramenta funcional e acessível: "Participar do processo de construção e implantação do Portal IFRN foi um desafio, mas também uma experiência gratificante. Desde o início, o foco foi garantir que a nova plataforma atendesse não apenas à comunidade acadêmica, mas também ao público externo, proporcionando um ambiente moderno, acessível e funcional. Trabalhamos intensamente para capacitar servidores e servidoras, oferecendo suporte para explorar as possibilidades do portal e garantindo que a transição para o novo sistema fosse fluida e eficiente. Hoje, dois anos após o lançamento, o portal se consolida como um espaço importante para a comunicação institucional do IFRN".
A Ditic, responsável pelo desenvolvimento e manutenção da plataforma, destaca a relevância do Portal como ferramenta de comunicação e prestação de serviços institucionais. Tarso Latorraca, diretor sistêmico de Tecnologia da Informação e Comunicação do IFRN, ressalta o impacto da plataforma e a importância da colaboração interinstitucional: "O Portal IFRN se consolidou como um canal essencial de comunicação e serviços, com investimentos contínuos em usabilidade, acessibilidade e segurança. A parceria com o IFCE fortalece a inovação e amplia nossa capacidade digital. Agora, com a pesquisa de satisfação, ouviremos a comunidade para aprimorar ainda mais a plataforma, reforçando nosso compromisso com a modernização e a inclusão na educação pública".
A diretora de Comunicação Institucional, Clara Bezerra, destaca a importância de a ferramenta ser desenvolvida pelo IFRN, permitindo trabalhar melhor as questões de segurança, proteção de dados: "do ponto de vista da comunicação, estamos sempre olhando para as necessidades de fluxo de informações, tornando-o mais dinâmico e com o objetivo de principalmente facilitar o acesso dos públicos ao que o Instituto oferta e faz".
Ainda sobre a pesquisa de satisfação, Ismael Coutinho, chefe da UGI, afirmou que "o Portal para a área de Integridade do IFRN é como um motor que, quando funcionando bem e abastecido com informações e notícias que atendem aos anseios dos cidadãos, eleva os níveis de transparência da instituição, gerando ainda mais confiança na relação entre o IFRN e a sociedade. Avaliar o Portal é, acima de tudo, garantir que ele continue atendendo às necessidades dos cidadãos, promovendo a transparência institucional e, com isso, assegurando que ele continue sendo esse motor que gera cada vez mais valor social para os serviços ofertados pelo IFRN à sociedade".
Percepções da comunidade
A diretora de Gestão de Pessoas do IFRN, Lorena Faustino, também destaca os benefícios da plataforma: "O Portal IFRN tem sido continuamente aperfeiçoado em suas funcionalidades, promovendo ganhos de funcionalidade e de acessibilidade aos usuários. A inclusão de vídeos, imagens e cards permite uma melhor visualização dos conteúdos compartilhados. Além disso, o Banco de Instruções Normativas e Legislação de Pessoal oferece um suporte essencial para os servidores que atuam na área de gestão de pessoas, permitindo consultas rápidas e organizadas".
A nova plataforma também recebeu elogios externos. Vinícius Mota, integrante da equipe de comunicação do Instituto Federal do Ceará (IFCE), destaca as possibilidades oferecidas pela tecnologia utilizada: "Estamos num processo de construção de conteúdo do novo portal do IFCE, utilizando as ferramentas da plataforma Wagtail, e estamos muito satisfeitos com o resultado. A plataforma oferece os recursos digitais necessários para o desenvolvimento de uma ampla gama de possibilidades de forma intuitiva e prática".
No dia a dia dos campi, a experiência também foi positiva. Sirley Fonseca, coordenadora de Comunicação do Campus São Gonçalo do Amarante, lembra a adaptação e as vantagens da plataforma: "Há dois anos, o IFRN ganhou um portal mais moderno e dinâmico. Como em toda mudança, houve um período de estranheza à casa nova, rapidamente contornado. Nos bastidores da produção de conteúdo, temos um ambiente acolhedor e intuitivo, devido ao constante aprimoramento de funcionalidades. Consultar os processos seletivos ficou muito mais fácil, e a busca por cursos ofertados também se tornou mais prática e acessível".
A estudante egressa do Campus São Gonçalo do Amarante, Sarah Rebeka, elogia a interface e a adaptação para diferentes dispositivos: "Acho o novo portal melhor, principalmente na estética, acessibilidade e adaptabilidade. O novo design é mais agradável, os textos são naturalmente maiores e as notícias estão mais organizadas e fáceis de acessar. Além disso, ele funciona muito bem tanto no computador quanto no celular, diferente do antigo, que alterava a formatação".
Acesse
- Palavras-chave:
- DIGTI Portal IFRN Inovação Dici