DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Popularização da Ciência é tema de capacitação para servidores do IFRN

Oficinas começaram na última terça-feira (31/08) e vão até outubro deste ano

Publicada em 01/09/2021 Atualizada há 1 ano

Primeiro encontro da capacitação na turma dos comunicadores, em 31 de agosto

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), por meio da Coordenação da Editora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Coedi/IFRN), está promovendo um curso de Popularização da Ciência para o fortalecimento da comunicação institucional.

São dois públicos-alvos: servidores da Comunicação Social do Instituto e servidores de Pesquisa e Inovação, entre coordenadores de pesquisa dos campi, líderes de grupos de Pesquisa, coordenadores de projeto de Pesquisa em andamento e membros da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação.

Importância do curso

O objetivo é ampliar a cultura da popularização da Ciência no IFRN, a partir das múltiplas possibilidades de divulgação de conteúdos jornalísticos e científicos, de interação com jornalistas e demais profissionais de imprensa, pesquisadores e estudantes, e da construção de espaços de debates, trocas de experiências e disseminação de conhecimento.

Ministrado pelo diretor da Agência de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Agecom/UFRN), jornalista José Paiva Rebouças, o curso surgiu como parte de um conjunto de ações articuladas pela Coordenação da Editora IFRN, por meio da Assessoria de Divulgação Científica, para dar visibilidade à produção de Ciência e Tecnologia no IFRN.

Coordenadora da Editora e uma das responsáveis pelo curso, Gabriela Raulino espera bons frutos para o futuro do Instituto: “Nossa expectativa com essa formação é sensibilizar e oferecer ferramentas para que servidores e pesquisadores da instituição possam colaborar com essa disseminação de conhecimento. Quanto maior a rede colaborativa, maior a chance de divulgarmos o potencial do IFRN, junto à nossa comunidade interna e externa”, comenta.

Focos das duas turmas

Jornalistas e cientistas geralmente estão sintonizados em frequências muito diferentes. Um precisa de informações do outro, mas, quando um se põe a ouvir, parece que o outro está falando um idioma que sequer existe. É com o intuito, portanto, de neutralizar esses extremos, trazê-los para frequências mais próximas e fazê-los se entenderem, que a capacitação de Popularização da Ciência chega ao IFRN.

A turma composta por servidores de Comunicação Social do Instituto conta com jornalistas formados e em formação, além de comunicadores instruídos pela experiência nos campi e Reitoria. Para esse grupo, o curso foca em princípios básicos do jornalismo e estratégias para compreender e se comunicar com pesquisadores falando sobre os mais complexos temas.

Enquanto isso, a turma composta por pesquisadores, professores e coordenadores de Pesquisa vai focar na parte de adaptar suas linguagens técnicas e científicas para discursos mais simples e acessíveis, tornando esses conteúdos mais interessantes para públicos cada vez maiores.

Para o coordenador do Núcleo de Jornalismo da Assessoria de Comunicação Social e Eventos do IFRN (Nujor/Asce/IFRN), o jornalista Cleyton Nascimento, a iniciativa dessa capacitação é uma chance para, além de tudo, desmistificar os trabalhos de ambos os lados: “A oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre comunicação sempre é bem-vinda. Se se trata de uma parceria com a Editora IFRN para tratar de Jornalismo Científico, é ainda melhor. A expectativa é que colegas nos campi e na Reitoria possam entender melhor as relações que envolvem a produção de conteúdos para as mídias do Instituto em uma das áreas em que o IFRN mais se desenvolve. O Núcleo de Jornalismo ganha, cada pessoa envolvida ganha, a instituição ganha e ganha a sociedade”.