Ciência
Popularização científica: IFRN discute planejamento com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência
Reunião ocorreu na última quarta-feira (3)
Publicada por Luciano Silva em 05/01/2024 ― Atualizada há 10 meses, 2 semanas
Na última quarta-feira, 3 de janeiro, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Propi/IFRN) realizou uma reunião com a Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O encontro teve o objetivo de tratar sobre as iniciativas de popularização da ciência a serem realizadas ao longo de 2024.
Pela Propi, participaram o, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Avelino Lima Neto; o diretor de Comunicação Científica, Rodrigo Pessoa; a diretora de Pós-Graduação, Francinaide Nascimento; e o assessor de Empreendedorismo Inovador e diretor de Inovação Tecnológica em exercício, Jorge Rabelo. Pela SBPC, participou o secretário regional da SBPC e docente do Campus Ipanguaçu do IFRN, Daniel Chaves.
Para o professor Avelino, “a participação na reunião anual da SBPC e nos outros eventos de divulgação científica promovidos por sociedades ou pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação reforçam a inserção do IFRN no cenário nacional e internacional da produção científica”.
O professor Daniel, por sua vez, ressaltou a importância das ações de difusão científica junto à comunidade externa ao Instituto Federal: “Iremos realizar, na cidade de Açu, o Pint of Science [festival que ocorre em bares e restaurantes, com o objetivo de divulgar pesquisas científicas], aproximando ainda mais a ciência dos habitantes da região”.
Na oportunidade, os membros da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação salientaram a possibilidade de integrar as atividades da SBPC a ações já em curso, como o projeto de Extensão “IFRN Além dos Muros” e os Programas de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica (PRP). Os participantes enfatizaram, também, a necessidade de reforçar a articulação da SBPC com os Comitês de Pesquisa e Inovação (Copi), de Extensão (Coex) e de Ensino (Coen), a fim de fortalecer a programação da SBPC nos campi do IFRN.
Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência
A SBPC tem como objetivo principal colaborar para o avanço científico e tecnológico e para o desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Docentes do Ensino Básico e estudantes de qualquer nível pode se tornar sócios da Sociedade. Para isso, é necessário efetuar o pagamento de uma anuidade no valor de R$ 70,00.
Os associados recebem informativos de divulgação científica e participam ativamente na organização da Sociedade. Mais informações sobre a associação podem ser encontradas no site da SBPC. Já o formulário para se tornar sócio pode ser acessado aqui.
- Palavras-chave:
- Propi