Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Reconhecimento

Planejamento do IFRN se torna exemplo para outras instituições

PDI e Farol de Desempenho foram apresentados a gestores da UFRN

Publicada em 18/02/2020 Atualizada há 1 ano

Comitiva da Pró-Reitoria de Planejamento da UFRN esteve na Reitoria do IFRN

O IFRN recebeu uma comitiva da Pró-Reitoria de Planejamento da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O encontro aconteceu na quarta-feira (12) na sala de reuniões do Gabinete da Reitoria e teve como pauta principal a apresentação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2026) e a ferramenta Farol de Desempenho, que consiste em um módulo criado para acompanhar os resultados para cada uma das ações propostas no planejamento. 

Segundo o Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFRN, professor Marcos Oliveira, muitas instituições, a exemplo da UFRN, têm buscado conhecimentos acerca da dinâmica da construção do PDI, que vão desde os aportes teóricos e metodológicos, até o envolvimento e a mobilização da comunidade acadêmica como partícipes na estruturação do documento.

“O PDI veio para profissionalizar a nossa Instituição. Algumas vezes tínhamos dificuldades para identificar de imediato o andamento da execução dos projetos em cada uma de suas dimensões, pois não havia uma relação de causa e efeito entre aquilo que estava sendo feito e os impactos de cada ação, em termos de indicadores. Esses indicadores eram discutidos no planejamento e na prestação de contas, mas não tínhamos, até então, uma ferramenta específica para gerir com eficiência o acompanhamento. Essa ferramenta é o Farol de Desempenho”, explicou.

A Coordenadora de Monitoramento de Projetos, Solange Thomaz, destaca que a ferramenta contribui ainda para a promoção da transparência e eficiência na Instituição. “Um gerenciamento mais efetivo dos recursos públicos é consequência de um acompanhamento eficaz das ações desenvolvidas. O Farol de Desempenho vai contribuir, inclusive, com a elaboração do Relatório de Gestão, que é um dos principais documentos de prestação de contas à sociedade”, disse.