Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Navi

Pesquisadores do IFRN participam de capacitação sobre Gestão de Projetos

O encontro foi ministrado pela especialista em gestão de projetos Milena Duarte

Publicada em 18/09/2019 Atualizada há 1 ano

Na ocasião foram apresentadas as etapas de um gerenciamento de projeto, boas práticas em LCC e contextualizações da ação

Os bolsistas pesquisadores do Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica (Navi) participaram, na última sexta-feira (13), de uma capacitação sobre Gestão de Projetos com Foco em Metodologia Life Cycle Canvas (LCC). Esse método permite a gestão de projetos ao longo do ciclo de vida, um instrumento natural para gerenciar os projetos estratégicos. O encontro foi ministrado pela especialista em gestão de projetos Milena Duarte.

 Na ocasião, foram apresentadas as etapas de um gerenciamento de projeto, boas práticas em LCC e contextualizações sobre essa atividade. Depois da parte teórica, os alunos puderam realizar o planejamento prático de um projeto, onde, inclusive, botaram a mão na massa para construir um protótipo com lego.  “Espera-se que com a Oficina de Gestão de Projetos, os pesquisadores possam aplicar a metodologia e as ferramentas propostas a fim de otimizar cada vez mais o processo de trabalho e a qualidade do produto final relativo aos Projetos do Navi”, explicou Milena. 

Aplicável a qualquer projeto, a LCC é uma metodologia que determina a opção mais econômica entre diversas alternativas para elaboração de projetos. “A oficina consistiu, basicamente, em fazer um projeto com LCC, de modo que o planejamento fosse posto em prática e apresentado no segundo dia”, conta Lucas Amaro, bolsista do Núcleo Avançado. 

Life Cycle Canvas (LCC)

O LCC é um canvas que permite a gestão de projetos ao longo do ciclo de vida, sendo um instrumento natural para gerenciar os projetos estratégicos. Sua estrutura é baseada em uma tela Canvas, e pelo fato de permitir o gerenciamento ao longo de todo o ciclo de vida, incorporando a mudança, como uma situação normal, torna a tarefa de gerenciar as ações oriundas do planejamento estratégico uma realidade. O LCC permite gerenciar projetos do portfólio estratégico de uma mesma forma. 

O curso de capacitação estimula os participantes a desenvolver um projeto como uma arte, de forma artesanal, como base para a criatividade, resultando em intuições e visão. Os participantes aprendem a gerenciar o projeto durante todo o seu ciclo de vida.

Palavras-chave:
extensao
pesquisa

Notícias relacionadas