Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Pesquisa

Pesquisadores do IFRN desenvolvem patê de carne de codorna

Projeto de pesquisa do Campus Apodi tem patente depositada no Instituto Nacional da Propriedade Industrial

Publicada em 22/02/2022 Atualizada há 1 ano

O estudo científico relata a invenção de produto alimentício de origem animal, a base de carne de codorna, podendo ser enriquecida ou não com farinha de sementes de abóbora.

Já pensou em um produto alimentício de origem animal a base de carne de codorna que, além de ter um sabor exótico, é altamente nutritivo e tem um baixo valor energético? Uma equipe de pesquisadores formada por alunos e servidores do Campus Apodi do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) desenvolveu o “Patê de Carne de Codorna enriquecido ou não com farinha de sementes de abóbora”, projeto de pesquisa com produto registrado no depósito de patente de invenção no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

O estudo científico relata a invenção de produto alimentício de origem animal, a base de carne de codorna, podendo ser enriquecida ou não com farinha de sementes de abóbora. A farinha de sementes de abóbora pode ser utilizada com o objetivo de proporcionar um maior fortalecimento lipídico, por ácidos graxos insaturados nesse produto. A carne de codorna é um alimento exótico, com alto valor de mercado e muito apreciada por suas características sensoriais. 

A carne é nutricionalmente rica em proteínas, lipídeos, minerais e vitaminas do complexo B, com valores muitas vezes superiores às carnes de outras aves. Pode ser submetida a diversos tipos de processamentos, com objetivos de aumentar sua vida de prateleira, agregar valor de mercado e melhorar sua palatabilidade. O registro da invenção visa proteger o estudo junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).

 

Pesquisadores e pesquisadoras envolvidos na pesquisa:

- João Vitor Fonseca Feitoza (ex-professor substituto do Campus Apodi do IFRN);

- Keliane da Silva Maia (técnica em Alimentos e pesquisadora do Campus Apodi);

- Ângela Patrícia Alves Coelho Gracindo (professora e pesquisadora do Campus Apodi);

- Ildeson Tiago de Oliveira Morais (aluno e pesquisador do curso de Licenciatura em Química);

- Maria Heloísa Barbosa do Vale (aluna e pesquisadora do curso Técnico em Agropecuária).

 
Acesse:

Processo de patente

Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas