navi
Pesquisadoras do Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica do IFRN apresentam projeto em Brasília
Jordana Paiva e Mayra Azevedo expuseram a primeira versão do sistema "Retratos da Atenção Primária em Saúde”
Publicada em 15/07/2019 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 23:50

Pesquisadoras do Núcleo Avançado de Inovação Tecnológica (Navi) do IFRN, Jordana Paiva e Mayra Azevedo, apresentaram a primeira versão do sistema "Retratos da Atenção Primária em Saúde” durante uma reunião na Coordenação Geral de Monitoramento e Avaliação da Atenção Primária/SAPS, no Ministério da Saúde (MS) em Brasília. O sistema é a divulgação dos resultados referentes ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e Qualidade na Atenção Básica (PMAQ), projeto de pesquisa do Navi, coordenado pelo professor João Paulo Queiroz.
De acordo com o professor, a iniciativa mostra a capacidade do IFRN em desenvolver projetos de abrangência e impacto nacional. "O nosso objetivo é elevar a qualidade da atenção primária em saúde para todo o país", disse. João Paulo destacou ainda a importância de apresentar a primeira versão do sistema em Brasília: "de fato, é bastante significativo, pois marca a entrega de uma versão inicial do sistema no qual é o objetivo é acometer uma nova realidade para a atenção primária", concluiu.
O programa tem o intuito de incentivar os gestores e as equipes a melhorarem a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos do território. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde, a partir do repasse de recursos do incentivo federal para os municípios participantes que atingirem a melhoria no padrão de qualidade no atendimento.
Saiba mais em: