Pesquisador francês realiza atividades acadêmicas durante visita ao IFRN

Ações aconteceram de 22 a 26 de maio

Publicada em 31/05/2017 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Prof. Salim Mokaddem, da Universidade de Montpellier

Na última semana de maio (22 a 26), o Prof. Salim Mokaddem, pesquisador da Faculdade de Educação da Universidade de Montpellier, na França, esteve presente no IFRN para participar de algumas atividades do Acordo de Cooperação estabelecido entre o instituto e a instituição francesa. O Prof. Avelino Neto, do Campus Canguaretama, coordenador brasileiro do Acordo,  orientou a realização das ações conjuntas e traduziu as suas intervenções.

Nos dias 22 e 23, o professor ministrou o minicurso "Michel Foucault e a governamentalidade na Educação", no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do IFRN. A atividade contou com a participação de discentes da Pós-Graduação em Educação da UFRN, bem como de professores e estudantes de outras instituições de ensino de Natal. No dia 24, o pesquisador realizou a conferência "Qual filosofia para a Educação hoje?", no Campus Canguaretama. A conferência abriu os trabalhos do III SEDOC - Seminário de Docência e Contemporaneidade. Nos dias 25 e 26, o visitante ministrou uma conferência ​sobre a "biopolítica do corpo" para os alunos da Pós-Graduação em Educação Física. A ação foi coordenada pela Prof.ª Petrucia Nóbrega.

A presença do Prof. Salim Mokaddem foi possível graças à aprovação de projeto no Edital de Apoio a Pesquisador Visitante do CNPq, ao apoio da Pró-Reitoria de Ensino e Inovação e dos gestores do Campus Canguaretama. No próximo mês, os docentes Avelino Neto, Analwik Lima e Alison Batista, representantes do Acordo, participarão de mais uma das atividades conjuntas, o III Simpósio Internacional Franco-Brasileiro "Corpo, Educação e Cultura do Movimento", na cidade de Montpellier/França. Na ocasião serão pensadas outras maneiras de expandir o acordo, bem como será elaborada uma proposta de realização de pós-doutorado para servidores do IFRN.