Observatur

Campi integram projeto de pesquisa sobre o Carnaval de Natal 2020

Desenvolvida pela UERN, iniciativa contou com a participação do IFRN e outras instituições

Publicada em 16/04/2020 Atualizada há 1 ano

Campi Canguaretama e Natal-Cidade Alta participaram da pesquisa

Desenvolvido pelo Observatório de Turismo (Observatur) do Campus Natal da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e coordenado pelo professor Sidcley Alegrini, foi lançado nesta terça (14) o relatório final da pesquisa com foliões do Carnaval de Natal 2020. Com a participação de estudantes dos campi Canguaretama e Natal-Cidade Alta do IFRN, a pesquisa contou com a colaboração, na área de análise de dados, do professor Márcio Marreiro.

A pesquisa

Com o objetivo de traçar o perfil dos foliões, moradores e visitantes que participaram do Carnaval de Natal 2020, ao todo foram entrevistadas 1517 pessoas entre os dias 22 e 25 de fevereiro de 2020.  A coleta de informações foi realizada nos polos de carnaval da capital potiguar e em blocos de carnaval. Em formato online e impresso, o levantamento apontou aprovação (resposta excelente, ótimo e bom) do Carnaval de Natal 2020 por 98% dos foliões entrevistados. O público predominante foi de moradores de Natal e região metropolitana, mas os turistas e demais visitantes também estiveram presentes como foliões, totalizando 18% da amostra. O impacto econômico do evento também foi avaliado pela pesquisa, estimado em aproximadamente 18 milhões de reais, sendo a média de gastos dos participantes de R$ 53,11 e R$ 83,17 para moradores e turistas, respectivamente.

Participação e contribuição

De acordo com Márcio Marreiro, que também é coordenador de Pesquisa e Inovação em Canguaretama, ações do Campus têm desenvolvido um grande conjunto de estudos sobre turismo, em especial sobre o comportamento do turista e da comunidade local do Litoral Sul: "Temos contribuído fortemente em levantamentos desta natureza, ou seja, em locais de não atendimento direto pelo Campus, realizados em parceria com outras instituições, como o Observatório do Turismo da UERN em que somos parceiros estratégicos, Fecomércio e secretarias de turismo de vários municípios potiguares", ainda segundo o coordenador, tais parcerias são bastante valiosas, tanto para as instituições quanto para a sociedade potiguar, "uma vez que é disponibilizada a expertise de profissionais de três das instituições de maior referência no Estado [IFRN, Uern e UFRN] em prol do desenvolvimento de informações estratégicas para a tomada de decisão de gestores públicos e privados". Marreiro afirmou ainda que iniciativas desse porte e relevância servem de laboratório de aprendizagem e demonstração da formação de excelência para os estudantes envolvidos. "Nossa contribuição nesta parceria tem sido focada em análises estatísticas e de efeitos econômicos, como também no levantamento de dados, entre outras dimensões, em projetos de outra natureza, mas igualmente relevantes para o planejamento estratégico do Turismo", finalizou.

Além do IFRN e do Observatório de Turismo da UERN, participaram da pesquisa a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a Prefeitura Municipal do Natal por meio de sua Secretaria Municipal de Turismo (Setur), e o Sindicato dos Guias de Turismo do RN.

Acesse:

Pesquisa com foliões do Carnaval de Natal 2020