CAMPUS PAU DOS FERROS

Pesquisa do IFAL e IFRN desenvolve ketchup à base de beterraba

Patente foi registrada com participação do

Publicada em 18/03/2022 Atualizada há 1 ano

"Resultado do experimento gerou um molho com alta qualidade e sabor diferenciado"

Pesquisadora do Instituto Federal de Alagoas (Campus Batalha) e pesquisadores do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (Campus Pau dos Ferros) comemoram o registro de patente junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). A novidade da vez é o desenvolvimento de ketchup à base de beterraba.
Ao pensar o produto, a professora Danielle Martins Lemos (Ifal), em parceria com Emanuel Neto Alves de Oliveira e Elisabete Piancó de Sousa, docentes do IFRN, propuseram a combinação de polpa de tomate e beterraba. “A beterraba é nutritiva, possui antioxidantes e vitaminas, e coloração atraente, mas não é comumente beneficiada pela indústria; logo, apostei no ketchup misto, polpa de tomate com polpa de beterraba”, detalha Danielle.
A pesquisadora disse que o resultado do experimento gerou um molho com alta qualidade e sabor diferenciado. As análises químicas do produto foram realizadas em parceria com os docentes do Campus Pau dos Ferros e o desenvolvimento aconteceu no laboratório de processamento do Campus Batalha.
Produto potencial para a indústria alimentícia
"A polpa de tomate e beterraba  possuem características nutricionais e sensoriais  que são características atrativas , nesse contexto a elaboração do  produto tipo  elaboração do ketchup possui um potencial para  indústria alimentícia capaz de  agregar valor e consequentemente um alternativa para expansão para o mercado de  molhos e derivados", comenta a Professora Elisabete Piancó.
Segundo informações colhidas junto ao Ifal, a história do molho começou em 2019, quando o produto foi apresentado na Mostra multidisciplinar do Campus Batalha. Posteriormente, foi aprovado em projetos de pesquisa e eventos, além de acompanhamento pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), para o processo de patenteamento no Inpi.

PROCESSO DO REGISTRO DA PATENTE
PRODUTO
BR 10 2022 003394 3Elaboração de um produto tipo catchup de beterraba

Além do ketchup, Danielle Martins também é depositadora de patente que envolve a proposta de canudo biodegradável criado a partir da cera de abelha, que também envolveu parceria com o Campus Pau dos Ferros.

Com informações do departamento de Comunicação e Eventos do IFAL.