Campus Pau dos Ferros
Pesquisa de servidora analisa exercício profissional das mulheres pedagogas do IFRN
Tese foi defendida na Universidade Federal da Bahia
Publicada em 01/12/2016 ― Atualizada há 1 ano, 7 meses
A Pedagoga do Campus Pau dos Ferros do IFRN, Amilde Martins da Fonseca, retornou ao Campus esta semana, depois de licenciada para capacitação, através da qual concluiu a sua pesquisa e defendeu a sua tese de doutorado.
Intitulada “O que podem as pedagogas? Hierarquia de saberes e gênero numa instituição de ensino tecnológico”, a tese buscou analisar implicações de gênero no exercício profissional das mulheres pedagogas que integram a Equipe Técnico-Pedagógica (ETEP) do IFRN.
O seu doutorado foi realizado através do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM), da Universidade Federal da Bahia (UFBA), tratando-se de um trabalho de relevância para os estudos de gênero e feminismo e recomenda-se sua continuidade e publicação.
A tese foi defendida no dia 25/11/2016, tendo como orientadora a Profª. Drª. Angela Maria Freire de Lima e Souza. A defesa contou com a presença das examinadoras: Drª. Iole Macedo Vanin (UFBA), Drª. Violeta Maria Siqueira de Holanda (UNILAB), Drª. Lindamir Salete Casagrande (UTFPR) doutora em Ciência e Tecnologia e Drª. Maria Custódia Jorge da Rocha da Universidade do Minho, de Portugal.