Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

PAX

IFRN participa de inauguração do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo

Também conhecido como PAX, parque será um espaço para pesquisas científicas

Publicada em 27/12/2022 Atualizada há 1 ano

Inauguração do PAX, em Macaíba.

Foi inaugurado, na última segunda-feira (26), o Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX). Tendo o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) como um de seus fundadores, o Parque será um espaço para pesquisas e capacitações, laboratórios, auditórios, incubadoras tecnológicas e observatórios.

Para o reitor do IFRN, professor José Arnóbio, “é uma grande honra fazer parte do PAX. Com a inauguração da fase 0 do PAX, ganham o Estado do Rio Grande do Norte, a região metropolitana de Natal e o próprio IFRN."

Como explica o diretor-presidente do PAX, Olavo Bueno, "O parque já nasce grande. Não somente por suas dimensões físicas, mas principalmente pelas 14 instituições que acreditam e apoiam o projeto.” Além de formar um polo científico no Estado, o Parque tem como foco três áreas para o desenvolvimento do RN: Energia (renováveis e petróleo e gás), Saúde e Indústria 4.0. A presidente da Associação do PAX, Ângela Paiva destaca que “o parque nasce forte. Com a tríplice hélice, mas dialogando fortemente com a sociedade.”

Com uma estrutura física de 15 mil m², o parque é um dos maiores entre os mais de 50 em operação no Brasil. A governadora do Estado, Fátima Bezerra, ressaltou que a inauguração do PAX reafirma a crença e a fé no presente e no futuro: “Isto aqui não é um projeto qualquer; é um projeto estratégico e imprescindível para o mundo que nós sonhamos e almejamos. O município de Macaíba e toda região metropolitana de Natal passam a ser um polo de atração da inovação e tecnologia com a instalação do parque”. A governadora continuou afirmando que “outro ato simbólico muito importante é dar, ao PAX, o nome de Augusto Severo, fazendo jus à memória dessa figura tão importante que foi Augusto Severo”.

A cerimônia de inauguração contou ainda com a presença de outras autoridades, como a senadora Zenaide Maia. Na oportunidade, a senadora declarou que o parque “está continuado por uma decisão política. O que a governadora fez foi uma decisão política de investir numa política que vai gerar emprego e renda para o estado”.

Palavras-chave:
pesquisa

Notícias relacionadas