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Pós-Graduação

Parceria gera pesquisa aplicada à qualidade na educação

A pesquisa aplicada foi desenvolvida entre abril e dezembro de 2024

Publicada por Renan Gabriel em 30/01/2025 Atualizada em 30 de Janeiro de 2025 às 12:11

Integrantes do Observatório de Políticas Públicas em Educação Profissional (OppEP) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), sob a coordenação do professor Márcio Azevedo, desenvolveram pesquisa para diagnosticar e mapear indicadores da qualidade da educação no Rio Grande do Norte, com ênfase em índices e indicadores educacionais, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A pesquisa foi desenvolvida por docentes de diferentes campi do IFRN, vinculados a programas de pós-graduação, além de possuírem experiência com o trabalho técnico para levantamento de indicadores sociais. A pesquisa também envolveu estudantes de graduação e da pós-graduação, como a Licenciatura em Física do Campus Caicó e dos programas já citados, além de técnicos-administrativos do Instituto e de servidores da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (Seec/RN) e das 16 Diretorias Regionais de Educação do Rio Grande do Norte (Direc).

Integrantes do Observatório de Políticas Públicas em Educação Profissional  (OppEP)
Integrantes do Observatório de Políticas Públicas em Educação Profissional (OppEP)


Melhorias

“É a primeira vez que a Seec contrata uma pesquisa científica para colaborar com a análise, compreensão e mapeamento de ações que possam subsidiar os processos de gestão e de decisão para vislumbrarmos a melhoria dos índices e indicadores da qualidade da educação no Rio Grande do Norte”, afirmou a secretária de Educação do RN, Socorro Batista.

“Nos debruçamos sobre as bases de dados oficiais, como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), analisamos os índices e os indicadores educacionais, como o Ideb; visitamos as dezesseis Direcs; ouvimos, dialogamos e coletamos dados junto a 677 servidores, ocupantes de funções, como a coordenação pedagógica e/ou gestão escolar”, destacou Márcio Azevedo.

Pesquisa

A pesquisa aplicada foi desenvolvida entre abril e dezembro de 2024 por professores e professoras de campi do IFRN como (Caicó, Natal-Central, Centro Histórico, Natal- Zona Leste, Santa Cruz e Mossoró), vinculados a programas como o PPGEP, a Renoen e o Posensino e do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEL/UFRN). Até abril de 2025, os resultados serão apresentados à Seec e às Direcs, para explicitar os indicadores levantados e como aplicar as ações propostas.

Palavras-chave:
IFRN Propi pós graduação

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