Pós-Graduação
Parceria gera pesquisa aplicada à qualidade na educação
A pesquisa aplicada foi desenvolvida entre abril e dezembro de 2024
Publicada por Renan Gabriel em 30/01/2025 ― Atualizada em 30 de Janeiro de 2025 às 12:11
Integrantes do Observatório de Políticas Públicas em Educação Profissional (OppEP) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), sob a coordenação do professor Márcio Azevedo, desenvolveram pesquisa para diagnosticar e mapear indicadores da qualidade da educação no Rio Grande do Norte, com ênfase em índices e indicadores educacionais, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
A pesquisa foi desenvolvida por docentes de diferentes campi do IFRN, vinculados a programas de pós-graduação, além de possuírem experiência com o trabalho técnico para levantamento de indicadores sociais. A pesquisa também envolveu estudantes de graduação e da pós-graduação, como a Licenciatura em Física do Campus Caicó e dos programas já citados, além de técnicos-administrativos do Instituto e de servidores da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte (Seec/RN) e das 16 Diretorias Regionais de Educação do Rio Grande do Norte (Direc).
Melhorias
“É a primeira vez que a Seec contrata uma pesquisa científica para colaborar com a análise, compreensão e mapeamento de ações que possam subsidiar os processos de gestão e de decisão para vislumbrarmos a melhoria dos índices e indicadores da qualidade da educação no Rio Grande do Norte”, afirmou a secretária de Educação do RN, Socorro Batista.
“Nos debruçamos sobre as bases de dados oficiais, como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), analisamos os índices e os indicadores educacionais, como o Ideb; visitamos as dezesseis Direcs; ouvimos, dialogamos e coletamos dados junto a 677 servidores, ocupantes de funções, como a coordenação pedagógica e/ou gestão escolar”, destacou Márcio Azevedo.
Pesquisa
A pesquisa aplicada foi desenvolvida entre abril e dezembro de 2024 por professores e professoras de campi do IFRN como (Caicó, Natal-Central, Centro Histórico, Natal- Zona Leste, Santa Cruz e Mossoró), vinculados a programas como o PPGEP, a Renoen e o Posensino e do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEL/UFRN). Até abril de 2025, os resultados serão apresentados à Seec e às Direcs, para explicitar os indicadores levantados e como aplicar as ações propostas.
- Palavras-chave:
- IFRN Propi pós graduação