Capacitic

Parceria entre IFRN e Amazon Web Services oferece cursos de formação online

Programa capacita estudantes do Instituto para certificações na área

Publicada em 17/11/2022 Atualizada há 1 ano

A iniciativa faz parte dos 6 projetos que o IFRN oferece

Por Henrique Monte, estagiário da Asce - Reitoria

O IFRN e a Amazon Web Services (AWS), por meio do programa AWS Academy vêm ofertando à comunidade acadêmica do Instituto o acesso a cursos de formação e a nuvem AWS. Esta é a base da parceria firmada entres as duas organizações, iniciativa que tem permitido a estudantes e servidores do IFRN acessar laboratórios práticos sem custos, diretamente na infraestrutura real da nuvem da Amazon Web Services.

Segundo o professor Walter Lopes, do Campus Macau, o programa disponibiliza material para estudo, videoaulas, ambiente virtual de aprendizagem e créditos nessa nuvem. Durante o treinamento, os custos de uso são subsidiados pela AWS.

Tecnologia da Informação

"A AWS Academy oferece cursos e recursos de aprendizado que permitem a esse público desenvolver uma variedade de habilidades na Nuvem AWS. Os educadores aprovados têm acesso a todos os cursos da AWS Academy, assim como ao AWS Academy Learner Lab”, disse Walter. O professor disse ainda que a parceria começou no ano de 2019. Em 2021, a Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DIGTI/IFRN) institucionalizou a parceria através da Portaria nº 985/2021 - RE/IFRN.

“O IFRN atualmente conta com professores certificados pela própria AWS e outros em processo de formação. O objetivo do programa é capacitar as instituições de ensino superior para preparar estudantes para certificações reconhecidas no setor e carreiras na nuvem”, destacou Walter.  Realizadas no formato self learning, as capacitações são feitas a partir de vídeos, textos e créditos para práticas na nuvem real da AWS.

O Programa

O Programa disponibiliza mais de doze cursos, que vão de níveis introdutórios a avançados em áreas de computação aplicadas à computação em nuvem nas áreas:

• Fundamentos de Computação em Nuvem;
  • Desenvolvimento;
  • Arquitetura;
  • Operação de Tecnologia da Informação e Comunicação;
  • Machine Learning;
  • Análise de Dados;
  • Datacenter; e
  • Laboratórios Práticos.

Para Walter, um dos pontos fortes do programa é o acesso fornecido a alunos e professores a créditos em computação em nuvem e laboratórios guiados. “O programa está em fase inicial de implantação, na etapa de formação de professores. Atualmente três professores passaram pelo curso de formação e pelo processo de acreditação, sendo reconhecidos pela AWS para ministrar os cursos de computação em nuvem. Outros 22 estão em processo de formação”, acrescentou.

Com o foco no apoio à formação de estudantes, o programa também tem viabilizado o uso de material técnico de cada curso para docentes do IFRN, atualizado e validado de forma colaborativa e aplicado aos cursos do programa.

Walter finalizou dizendo que a entrega dos cursos tem ocorrido de maneiras diversas, especialmente através de Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC): “Contando também com a capacitação de servidores e apoio às disciplinas regulares ou optativas, o ambiente virtual de aprendizagem facilita a inscrição e entrega do conteúdo dos cursos a estudantes, com material iterativo baseado em web, laboratórios práticos e questionários. Além de oferecer ferramentas para os docentes.

AWS Academy

AWS Academy é um programa que apoia as universidades e institutos na formação profissional na área de computação em nuvem, uma vez que há forte demanda do mercado por este perfil de profissionais. A Amazon Web Services é uma plataforma de nuvem líder de mercado que oferece mais de 200 serviços completos de datacenters para milhões de clientes, incluindo startups, grandes empresas e os maiores órgãos governamentais. AWS Academy é uma iniciativa acadêmica voltada a oferecer a estudantes formação na área de computação em nuvem.

Como realizar a inscrição nos cursos como alunos de computação em nuvem?

Como realizar a inscrição nos cursos como professores de computação em nuvem? (Para servidores (professores e técnicos administrativos):

Para alunos e comunidade externa:

extensao