Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Evento

Parceria do IFRN promove festival da cultura potiguar

Evento celebra a diversidade cultural do RN

Publicada em 04/11/2022 Atualizada há 1 ano

Atividade contará com a mostra de música, cinema e literatura

A Livraria Cooperativa Cultural promove, de 7 a 11 de novembro, na esteira das comemorações de seus 45 anos, o "Festival Cultural 2022: Memória, Resistência e Ancestralidade", com o objetivo de celebrar a diversidade da música, da literatura e do cinema potiguar. A programação conta com mesa redonda, mostras de filmes, palestras, apresentações musicais e lançamentos de livros para os mais variados públicos e gostos. O Festival é uma parceria da Cooperativa com o Adurn Sindicato, Sicoob, Caurn, Proex, UFRN e IFRN. A programação acontece nos campi do IFRN (no Tirol) e da UFRN (na Livraria e também no Núcleo de Arte e Cultura da Universidade) e é inteiramente gratuita.

Para o presidente da Cooperativa, José Correia Torres Neto, o Festival chega para enaltecer e incentivar a cultura do Rio Grande do Norte. “É uma parceria onde música, cinema e literatura estarão comemorando um novo momento de nossas vidas. O Festival vem comemorar a cultura em todas as suas representações”, frisa. Para a vice-presidente da Cooperativa, professora Wani Fernandes, o evento funcionará como uma vitrine para que a Livraria esteja cada vez mais perto do público na missão de disseminar conhecimento por meio das artes e da literatura.

“No Festival vamos ter a participação do projeto 'Música na Livraria' e vamos retomar os tributos a artistas da nossa música, que estavam parados, inclusive. Será uma oportunidade de ampliar a Cooperativa como espaço cultural de divulgação do conhecimento e das artes em geral”, explica a professora. Carla Vieira, gerente administrativa e financeira da Cooperativa, destaca, sobretudo, a valorização dos escritores potiguares, uma vez que o Festival irá permitir uma aproximação entre autores e leitores durante os lançamentos de livros que estão distribuídos ao longo da semana.

No rol das atividades, a programação conta, ainda, com uma mesa redonda sobre a importância da escrita feminina enquanto ferramenta de resistência, palestras sobre o patrimônio cultural de Natal com foco no bairro histórico da Ribeira, além de exibição de curtas e apresentações musicais. As atividades ocorrem na Livraria, no NAC e também no Campus Central do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), no bairro do Tirol.

A parceria entre a Cooperativa e o IFRN foi formalizada a partir da proposta de contrapartida da Lei Aldir Blanc, com a contemplação da Livraria pela lei de Auxílio Emergencial Cultural. “Estamos com uma programação conjunta no Festival. Com essa iniciativa, a gente pretende estimular o acesso à cultura, algo que não é uma prioridade de várias autoridades. Por isso, a gente promove e contribui com o evento”, destaca o coordenador da editora do IFRN, Rodrigo Pessoa.

Programação

A abertura do “Festival Cultural 2022: Memória, Resistência e Ancestralidade” ocorre nesta segunda-feira (7), às 11h, com a apresentação musical do maestro João Paulo, professor da Escola de Música da UFRN e coordenador do projeto “Música na Livraria”, idealizado em parceria com a Cooperativa. O evento acontece na Livraria, localizada no Centro de Convivência Djalma Marinho, no Campus Central da universidade. Na ocasião, ocorrerá também a divulgação do Concurso Literário, que será aberto à participação de todo o público.

Na terça (8), haverá mesa redonda com o coletivo “Mulherio das Letras Nísia Floresta”, na Cooperativa, às 9h e exibição dos curtas “O Baque solto” e “Máquina de Costura”, no Campus Central do IFRN, em duas sessões – às 10h30 e às 16h. Na quarta (9), às 16h, o professor do Departamento de Arquitetura da UFRN, José Clewton, ministra a palestra “A Ribeira Boêmia” no IFRN. Na quinta-feira (11) tem mais curtas-metragens. Às 10h30 e às 16h, no IFRN, serão exibidos “Graveto” e “Sob as luzes da avenida”. Na Cooperativa, a programação começa às 10h30, com a apresentação da Roda de Choro da UFRN.

Na sexta (11), tem tributo a Paulinho da Viola, às 11h. Às 17h, tem a mesa redonda "Jorge Fernandes e a modernidade poetizada", sobre a obra do poeta modernista. A mesa contará com apresentação cultural, participação de representantes da UFRN, NAC, Proex e Cooperativa Cultural, além de palestras com Célia Ribeiro, neta do poeta potiguar, do professor Humberto Hermenegildo e de Carissa Vale, bisneta de Jorge Fernandes. A mesa redonda acontece na Galeria Conviv'Art, no NAC.

Durante todos os dias do festival, haverá lançamento de livros: Eva Potiguara, Breno Araújo, Ciro Pedroza, Haroldo Figueira, André Carrico, Ana Judite de Oliveira Medeiros e Clarissa Alves, irão reunir o público na Livraria e também no NAC para um momento de abraços, sorrisos, conversas e autógrafos. A programação completa do evento está disponível no site.

Acesse

Programação completa

 
Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas